Uma missão da FIBA - África está em Maputo com vista a preparar a realização do congresso do organismo máximo da bola-ao-cesto continental que vai decorrer na capital moçambicana, entre os dias 9 e 10 de Junho, na qual serão eleitos novos corpos gerentes para o próximo mandato e será aprovada a estratégia da confederação para os próximos quatro a oito anos.
Por Redacção LanceMZ
A missão liderada por Kaissa Kofi está a manter contactos com entidades do Governo e de mais actores que estarão envolvidos na realização do evento.
Nesta quarta-feira, 19 de Abril, a missão manteve um encontro com o Secretário de Estado do Desporto (SED), Carlos Gilberto Mendes, no qual foram analisadas questões como locais de hospedagem e realização da magna reunião, segurança dos mais altos dignatários da FIBA que estarão em Maputo, entre outros aspectos logísticos.
“Estamos aqui para preparar a Assembleia Geral, uma boa parte das questões organisativas estão já alinhavadas estamos aqui para ter a certeza de que tudo vai decorrer na perfeição, pois teremos cá em Maputo a liderança do topo do basquetebol no mundo e em África, temos a sorte de o Presidente da FIBA - África é moçambicano e é Aníbal Manave”, disse Kaissa Koffi.
Para além da eleição do Presidente da FIBA-África o Congresso de Maputo vai eleger os presidentes das sete Zonas africanas, sendo que para os dois actos eleitorais ainda não são conhecidos os candidatos.
“Teremos cá a presença de representantes de 54 países e convidados da NBA e da BAL e tudo deverá estar definido antes do evento em que serão eleitos o novo Presidente do continente e da Zonas da FIBA”, disse Kofii.
Por outro lado, o futuro do basquetebol africano será discutido e decidido nesta reunião de Maputo que é aguardada com muita expetactiva face às novas dinâmicas que estão a ser imprimidas no basquetebol mundial pela FIBA. (LANCEMZ)