O novo elenco da Federação Moçambicana de Basquetebol liderado por Paulo Mazivila manteve Milagre Macome no cargo de Seleccionador Nacional de Basquetebol Sénior Masculino. O contrato para a continuidade de Coach Mila, como é conhecido nos meandros do basquete moçambicano, foi rubricado na manhã desta quinta-feira, 27 de Dezembro.
Por Alfredo Júnior
A escola de Mila para continuar no cargo que já vinha exercendo desde Janeiro deste ano prende-se com o facto de ser conhecedor da selecção masculina, visto que conta com cerca de 15 anos de ligação com a selecção sénior masculina, onde para além de treinador principal já desempenhou as funções de adjunto. Ao longo de década e meia, Mila foi adjunto do espanhol Iñaki Garcia e dos moçambicanos Inácio Bernardo e Horácio Martins.
A primeira missão de Milagre Macone passa por preparar a selecção nacional de basquetebol para as eliminatórias de qualificação ao AfroBasket 2025, devendo Moçambique jogar a etapa de apuramento da Zona VI que envolverá as selecções das Maurícias e Comores para poder integrar o Grupo A da fase de qualificação ao AfroBasket 2025, segundo ditou o sorteio da competição realizado a 24 de Novembro, na África do Sul.
O Grupo A apresenta a nova sensação africana, o Sudão do Sul, que está qualificadas às Olimpíadas de Paris, classificando-se em primeiro lugar no continente, integrando ainda as selecções da RD Congo, Mali e verá o representante da Zona 6, Maurícias ou Comores, juntar-se à fase de Qualificação para o campeonato de 2025. (LANCEMZ)