O conceituado treinador moçambicano, Milagre Macome, vai reassumir os destinos da selecção nacional s&eac "/> O conceituado treinador moçambicano, Milagre Macome, vai reassumir os destinos da selecção nacional s&eac "/>
desporto mocambicano

Milagre Macome reassume selecção masculina de basquetebol

  • 230

O conceituado treinador moçambicano, Milagre Macome, vai reassumir os destinos da selecção nacional sénior masculina de basquetebol na sequência da indicação feita pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), segundo indicou o presidente do organismo máximo da bola-ao-cesto nacional, Roque Sebastião.

Por Alfredo Júnior

A indicação de Milagre Macome tem em vista a participação na fase de qualificação ao AfroCan 2023 que terá lugar de 20 a 28 de fevereiro próximo, em Bulawayo, no Zimbabwe e a mesma marca o regresso do treinador ao comando da equipa de todos nós, cargo que deixou em Dezembro de 2020, após a participação na janela de qualificação ao AfroBasket 2021, etapa de apuramento que Moçambique acabou por falhar.

A nova equipa técnica indicada pela Federação Moçambicana de Basquetebol vai substituir a que era liderada pelo actual treinador Miguel Guambe, que orienta os vice-campeões nacionais, o Costa do Sol, e que contava com Horácio Martins e José Macuácuà como treinadores adjuntos.

HERMÍNIO, TAQUIDIR E MAGOLIÇO NA EQUIPA TÉCNICA

Neste seu regresso ao comando da selecção moçambicana, Milagre Macome contará como adjuntos o actual treinador do Maxaquene, Hermínio Chagule, e o técnico adjunto do Ferroviário da Beira, Amarildo Taquidir. Por outro lado, César Mujui, que foi adjunto de Macome em 2020, irá assumir as funções de Coordenador da Equipa.

Nota de destaque, vai para a integração do antigo internacional moçambicano Octávio Magoliço como assistente do treinador. Magoliço esteve recentemente ao serviço do Ferroviário de Nampula tendo tido um forte contributo para que os “locomotivas” de Nampula assegurassem a quinta posição da Liga Moçambicana de Basquetebol, posição que equivale a manutenção na principal divisão da bola-ao-cesto nacional.

MACOME CONHECEDOR DOS CANTOS DA CASA

Milagre Macome conta com cerca de 15 anos de ligação com a selecção sénior masculina, onde para além de treinador principal já desempenhou as funções de adjunto. Ao longo de década e meia, Mila foi adjunto do espanhol Iñaki Garcia e dos moçambicanos Inácio Bernardo e Horácio Martins.

O treinador nomeado Seleccionador Nacional tem largo conhecimento e experiência no basquetebol nacional, pois foi quatro vezes campeão nacional e igual número nos campeonatos da cidade de Maputo, bem como foi o responsável pela primeira qualificação duma equipa moçambicana para a fase final da Basketball África League (BAL) pelo Ferroviário de Maputo clube no qual conduziu a equipa sénior masculina até meados do ano passado de 2022. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .