O Seleccionador Nacional de Basquetebol divulgou na manhã desta sexta-feira, 29 de Dezembro, a pré-convocatória tendo em vista a preparação para a fase de apuramento para a qualificação ao AfroBasket 2025. Ao todo são 28 jogadores chamados pelo Coach Mila, boa parte dos quais esteve presente no AfroCAN -2023 decorrido em Julho último em Luanda, Angola.
Por Alfredo Júnior
O campeão nacional de 2023, Costa do Sol, é o clube que contribuiu com maior número de atletas convocados, sendo ao todo sete destacando-se o MVP - Jogador Mais Valioso da Liga Mozal 2023, Danilo Cumbe, bem como a jogador revelação Azénio Cossa. O Ferroviário da Beira vem a seguir com seis jogadores ressaltando a chamada de Elves Houana extremo que esteve ausente da última edição da Liga Moçambicana de Basquetebol.
Do estrangeiro foram chamados sete jogadores, incluindo os atletas Jeremias Manjate, Uami Chongo (ambos de Portugal) e Malik Camal (Espanha) que estiveram presentes no AfroCAN-2023.
Por outro lado, foi divulgada a equipa técnica e de apoio à selecção nacional onde se destacam a chamada dos antigos internacionais, Octávio Magoliço (que será o assistente do Seleccionador Nacional) e Custódio Muchate (será o coordenador da selecção).
A selecção nacional inicia os seus trabalhos no dia 5 de Janeiro tendo em vista a fase de apuramento para a qualificação ao AfroBasket 2025, etapa essa que provavelmente terá lugar em Fevereiro de 2024, não se sabendo onde terá lugar, apesar de Moçambique ter-se candidatado para acolher a prova, decisão que ainda não foi tomada pela FIBA-Africa.
A prova de apuramento vai envolver as selecções da Zona VI, exceleria Angola já apurada, e as Maurícias e Comores que vão disputar a única vaga que dará acesso ao Grupo A da fase de qualificação ao AfroBasket 2025 que conta com o Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mali.
EIS A CONVOCATÓRIA:
Azenio Cossa (Costa do Sol), Nilton Seifane (Costa do Sol), Danilo Cumbe (Costa do Sol), Klaus Bunguele (Costa do Sol),Daniel Maveure (Costa do Sol), Milton Caifaz (Costa do Sol), Egidio Zandamela (Costa do Sol) Baggio Chimonzo (Ferroviario de Maputo), Ermelindo Novela (Ferroviario de Maputo), Hugo Martins (Ferroviario de Maputo), Stelio Rodrigues (Ferroviario de Maputo), Inelcio Chire (Ferroviario de Maputo)
Ayad Munguambe (Ferroviario da Beira), Esmael Noormomade, (Ferroviario da Beira), Hilario Malale (Ferroviario da Beira), Célio Chirombe (Ferroviario da Beira), Elves Houana (Ferroviario da Beira), Helton Ubisse (Ferroviario da Beira), Turdivales Nhantumbo (Maxaquene), Calus Zualo (Maxaquene), Pio Augusto Matos (Sporting Quelimane), Jeremias Manjate (Portugal), Malik Camal (Espanha), Dario Manhanga (Portugal), Uwami Chongo (Portugal), Nelson Jossias (Portugal), Geovanny Uamba (Portimonense Portugal) e Ivan Mutombene (Portimonense Portugal)
EQUIPA TÉCNICA E DE APOIO:
Milagre Macome (Selecionador Nacional)
Amarildo Taquidir (Treinador adjunto)
Paulo Sambo (Treinador adjunto)
Octávio Magoliço (Assistente do selecionador)
Ernesto Simbine (Medico)
Pinto Salazar (Fisioterapeuta)
Custodio Muchate (Coordenador)
(LANCEMZ)