O renomado treinador de basquetebol moçambicano, Miguel Guambe, lançou na última quarta-feira, 30 de Abril no Passos do conselho municipal de Maputo, a sua mais recente obra literária no cenário desportivo, intitulada "orientar equipas".
Por Vanildo Polege
O ex-treinador da equipa principal do Costa do Sol e actualmente gestor de questões de formação de técnicas do clube “canarinho”, durante o evento adiantou ser uma obra de matérias ligadas a gestão e liderança de equipas.
"Partilhamos conceitos que tem haver com o trabalho em equipa, partilhamos também algumas vivências de equipas de basquete, no caso a experiência dos meus 42 anos e também falamos de deontologia profissional, o livro tem cento e vinte três páginas, divididas em quatro capítulos", disse Miguel Guambe.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Por seu turno Ilídio Caifaz ex-basquetebolista, amigo e convidado para apresentar o livro de Guambe, disse ser uma obra que instrui a qualquer pessoa a saber ser e estar.
"Uma obra que instrui, os treinadores, mas não só, os gestores do desporto e não só, instrui essencialmente as pessoas a saber ser e saber estar em qualquer actividade profissional que estejam digamos envolvidas, sejam chamados a responsabilidade", considerou Ilídio Caifaz.
DOCUMENTO IMPORTANTE
Já para o presidente da federação Moçambicana de basquetebol, Paulo Mazivila, afirmou ser uma iniciativa que o país precisa sobre tudo de experiência documentada.
"É destas iniciativas que precisamos de estar ligados, experiência em algum documento, este é um documento bastante importante para aquilo que é o basquetebol nacional", disse o Presidente da FMB.
Por seu turno Amade Mogne convidado a assistir a este evento de perto, disse louvar a iniciativa, pois Miguel Guambe é uma pessoa de grande gabarito e tem uma bagagem enorme.
"Louvar a iniciativa, devido ao gabarito e a bagagem que ele tem, deixar um legado para as gerações vindouras", disse o antigo jogador da selecção nacional.
EXCELENTE PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS
Quem esteve presente também nesta fase importante da carreira do autor da mais recente obra orientar equipas, foi a ministra da educação e cultura, Samaria Tovela que teceu os seus comentários nos seguintes termos:
"Miguel Guambe vem hoje através desta obra partilhar as suas experiências e sem dúvida um testemunho valioso de dedicação, liderança e compromisso com desenvolvimento humano e sobre tudo um carinho muito grande pelos nossos jovens”, considerou a Ministra da Educação e Cultura.
Guambe, natural de Inhambane com cerca de 60 anos de idade, lança esta obra numa altura em que celebra também 42 anos de experiência na temática de basquetebol nacional. (LANCEMZ)











