O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, pediu desculpas aos atletas moçambicanos pelo atraso no pagamento da premiação desportiva que não acontece desde o ano de 2017, devido a dificuldades financeiras atravessadas pelo Governo moçambicano, provocada pela constantes crises e impactos negativos da economia como as cheias e as inundações, a pandemia da COVID-19 entre outras situações.
Por Alfredo Júnior
O pedido de desculpas foi feito no início da reunião realizada esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, com parte dos atletas que desde 2017 ganharam medalhas em provas internacionais e regionais em representação de Moçambique e que desde essa altura estão à espera do pagamento dos prémios de acordo com o previsto na
O Estado deve 14 milhões de Meticais e há sete anos que não efectua pagamentos aos atletas que cansados de esperar, os atletas dirigiram-se à Secretaria de Estado do Desporto para reivindicarem os seus direitos, tendo no primeiro encontro realizado na última segunda-feira, 12 de Fevereiro, ameaçaram boicotar as próximas participações em competições internacionais em representação de Moçambique.
O encontro entre o Secretário de Estado do Desporto e os atletas decorre nesta altura na SED, sendo que no final do mesmo as duas partes poderão apresentar os resultados sobre esta matéria.
O regulamento de premiação desportiva prevê a atribuição de valores monetários aos atletas e treinadores que conquistam medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; Campeonatos do Mundo; Campeonatos Africanos e Jogos Africanos. (LANCEMZ)










