O Estádio Nacional do Zimpeto foi palco na manh&ati "/> O Estádio Nacional do Zimpeto foi palco na manh&ati "/>
desporto mocambicano

Membros do Conselho de Ministros e Jornalistas jogaram pela saúde e cidadania

  • 727

O Estádio Nacional do Zimpeto foi palco na manhã do último sábado, 1 de Julho, de um jogo de futebol entre a equipa do Conselho de Ministros e dos jornalistas, por ocasião da celebração dos 48 anos da independência nacional. Num encontro que valeu mais pelo convívio entre os profissionais da comunicação social e os governantes foram os primeiros que acabaram por vencer por números expressivos, ou seja, por 5-2, numa partida em que os integrantes das duas equipas vincaram a importância da prática do desporto para a preservar a saúde.

 

Por Redacção LanceMZ e Jonas Machava (Fotos)

 

A equipa do governo foi capitaneada pelo Ministro da Saúde Armindo Tiago, numa formação que contou com Gilberto Mendes (Secretário do Estado do Desporto) na baliza, Filimão Suaze (vice-ministro da Justiça) a ocupar-se pelas acções defensivas, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações e seu vice, Mateus Magala e Amilton Alissone, responsáveis pela manobra à meio-campo e ataque, só para citar alguns dos integrantes. 

 

Do lado dos escribas baliza foi confiada a Serôdio Towo (Director do Dossier e Factos), a lateral direita esteve ao cargo de Alfredo Júnior (Editor do LanceMZ), pela esquerda pontificava Sérgio Macuácuà (jornal Desafio),  Adão Matimbe (Presidente da Associação Moçambicana de Imprensa Desportiva) a meio-campo na companhia de Egídio Plácido (Director Editorial do Zambeze), entre outros integrantes que logo de iniciam dominaram o seu opositor, deixando claro que uma goleada era uma questão de tempo.

 

MAGALA O ‘CANIGIA’ DO GOVERNO

 

No jogo inserido no Projecto Desporto e Cidadania, da Direcção Nacional do Desporto para o Desenvolvimento, o bom humor de Gilberto Mendes sempre procurou distrair a equipa adversária que mostrou-se concentrada, daí que não tardou chegar a vantagem obrigado à equipa do Conselho de Ministros a ir buscar a bola no fundo das redes por cinco vezes.

 

Do lado dos governantes há a destacar a actuação de Mateus Magala que foi estrela da companhia e com a sua tiara na cabeça, a semelhança do fogoso avançado argentino Cláudio Caniggia ou do inglês David Beckham, mostrou que entende não só de transportes e comunicações, mas também de futebol, pois foi o autor dos dois golos da equipa do Conselho de Ministros.

 

No final Magala mostrou-se “feliz porque contribui para o espectáculo, para o convívio entre dois actores principais na nossa sociedade que é a comunicação social e o Governo, com este jogo penso que cimentamos as nossas relações de irmandade, solidariedade e colaboração, é visto que podemos trabalhar junto para os mesmos objectivos”, enquanto que Filimão Suaze considerou que “passamos uma boa mensagem e devemos ter mais uma oportunidade para esse exercício que é saudável e esperamos que possamos ter mais ocasiões destas ainda este ano”.

 

Por seu turno Gilberto Mendes considerou que “ficou a mensagem de que temos que fazer mais exercício, ganhou-se consciência de que é preciso correr mais e vamos começar a treinar para as próximas ocasiões, ganhou-se consciência de que é 5-2 não foi um mau resultado acho que poderíamos ter perdido por 5-3 ou mesmo 5-4, pois foram golos onde não havia muito por se fazer”.

 

Alfredo Langa, jornalista do Magazine Independente, foi um dos autores dos golos da equipa da Media FC e considerou esta iniciativa de positiva, até “porque os jornalistas não são inimigos das instituições, mas sim amigos, já jogamos com outras equipas e este sábado foi frente a equipa do Conselho de Ministros e mostramos que desporto é saúde e estamos abertos para mais confrontos do género”.

 

A margem deste jogo o árbitro auxiliar Arsénio Maringule ofereceu um presente constituído pela bola oficial da Final da Taça CAF deste ano de uma camisete oficial da FIFA dos árbitros internacionais, ao Presidente da República, Filipe Nyusi, um gesto de reconhecimento pelo seu envolvimento no apoio desporto moçambicano. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .