A equipa médica dos Mambas teve um gesto humanitário de se tirar o chapéu, pois em pleno voo Maputo - Lisboa a mesma teve uma intervenção de emergência para atender uma paciente que se sentiu e a sua complicação de saúde requeria atendimento médico de urgência.
Por Alfredo Júnior a Caminho de Marrocos
Com efeito, Raúl Cossa (Médico e Presidente da Comissão Médica da FMF), Monteiro Fumo (Fisioterapeuta) e Alberto Solomone (Massagista) responderam de pronto a solicitação da Assistente de Bordo que usou do sistema sonoro da aeronave para pedir urgentemente os préstimos de um médico, ao que a equipa médica dos Mambas respondeu afirmativamente.
O voo ia nas suas primeiras quatro das dez previstas, quando tal situação ocorreu e o trio atendeu a passageira que estava com fortes dores e estatelada no corredor da aeronave queixando-se de dores da apendicite e outras.
Aquele minúsculo espaço onde se encontrava a paciente transformou-se numa pequena enfermaria e a equipa médica prestou os primeiros socorros a passageira e permaneceu junto dela ao longo das 6 horas em que decorreu o resto da viagem.
Uma forte salva de palmas para os doutores Cossa, Fumo e Solomone que fizeram jus ao juramento a que prestaram quando a abraçaram a profissão ligada a saúde em que se comprometeram a prestar o devido atendimento médico a quem necessite independentemente das circunstâncias, fazendo valer a máxima utilizada pelas autoridades de saúde do país que indica que “o nosso maior é a vida”.
Foi um gesto humanitário que engrandece ainda mais aos três profissionais de saúde que há anos estão ao serviço da selecção nacional de futebol, tendo trabalhado com várias gerações do futebol moçambicano. (LANCEMZ)