O detentor da Taça de Moçambique de futebol, a Associação Black Bulls, teve que suar as estopinhas para eliminar o Maxaquene nos oitavos-de-final da prova. Os “tricolores” estiveram a vencer por largos minutos com golo do capitão Kito, porém só no prolongamento é que os “touros” conseguiram dar a volta ao texto e sair vitoriosos na partida que agitou os adeptos das duas equipas.
Por Redacção LanceMZ e ABB (Fotos)
O duelo entre “touros” e “tricolores” começou de forma animada com os visitantes a pediram grande penalidade, numa jogada emo seu atacante cai na área de baliza, mas não houve toque do defesa central Nené sobre o seu adversário.
As oportunidades rondavam as duas balizas e próximo do fim da primeira parte, o guarda-redes Ricardo a responder a um cabeceamento de Ayuba. O nulo prevaleceu até ao apito final dos primeiros 45 minutos da contenda.
O reatar da partida começa com o Kito a pedir grande penalidade num lance em que aparece no meio dos centrais contrários. O capitão do Maxaquene acabou vendo o cartão amarelo por simulação.
Mas o experiente jogador dos “tricolores” apareceu em destaque momentos depois, no seguimento da cobrança de um livre que Kito chega a um golo de levantar qualquer estádio de futebol. Livre superiormente cobrado pelo jogador que caminha para os 40 anos, a bater o jovem guarda-redes Teixeira que foi recolher a bola no fundo das malhas, aos 71 minutos.
A vantagem do Maxaquene prevaleceu por longo período e o empate dos “touros” chegou em tempo de compensação, com o senegalês Amete Feye a fazer o golo do empate, logo no dia da sua estreia com a camisola da Black Bulls. O guarda-redes Ricardo fica mal na fotografia, levando a partida para o prolongamento.
Nos 30 minutos adicionais a partida continuou a ser disputada sob ritmo de equilíbrio até que os donos da casa lograram chegar ao golo de vantagem, no 23º minuto deste do prolongamento.
Coube ao recém entrada defesa Martinho fazer o cruzamento para o cabeceamento certeiro de Vitor. O avançado respondeu em grande e bateu o guarda-redes Ricardo que foi incapaz de evitar o tento que assegurou a vitória para a Black Bulls. (LANCEMZ)
“Corremos atrás do prejuízo” – Hélder Duarte, Treinador da Black Bulls
“Sabíamos que eles numa bola parada podiam-nos criar problemas. E criaram como vimos no jogo. Depois conseguimos marcar o golo de empate. E depois tivemos que correr atrás do prejuízo. Parabéns para o Maxaquene pelo jogo que fez. Dificultou-nos o máximo e valorizou o jogo da Taça de Moçambique.”
“Nosso guarda-redes foi infeliz” – Lalas, Treinador do Maxaquene
No último lance que poderia decidir, uma bola que foi bombeada e o nosso guarda-redes acabou não sendo feliz naquele lance. Mas não vamos por aí. Perdemos o jogo por conta de alguns detalhes.