A vitória do Clube Municipal da Beira sobre o Clube Desportos da Maxaquene por 78-77, após prolongamento, foi a grande surpresa da primeira jornada da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, também designada Liga Mozal, que arrancou na tarde da última sexta-feira, 29 de Novembro, na capital moçambicana, Maputo.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, no último jogo da ronda antevia-se um duelo interessante em que o favoritismo recaia ao Maxaquene, não só por jogar em casa, mas por ter maior ritmo competitivo que o Municipal da Beira, a segunda melhor equipa do Chiveve que dominou o primeiro quarto em que saiu a vencer por 16-12, porém com os “tricolores” a reagirem nos 12 minutos seguintes com um parcial de 20-23, que colocou o resultado em 36-35 favorável à equipa forasteira.
No terceiro quarto, o Maxaquene assumiu as rédeas da contenda bem conduzido por Juvêncio Sidumo que terminou a partida com um duplo-duplo (14 pontos e 12 ressaltos), terminando a etapa em vantagem com o marcador a assinalar 53-57.
Porém, nos derradeiros 12 minutos, a turma do Chiveve voltou a estar em alta com Leonardo Mambero, que anotou 27 pontos, a puxar a sua equipa para o empate a 67 pontos que se registou no final do tempo regulamentar.
Nos cinco minutos de prolongamento, o Clube Municipal da Beira, orientado por José Delfino, esteve melhor concentrado do que a equipa de Horácio Martins que nos últimos 16 segundos teve duas oportunidades de pontuar e passar para frente. No entanto, valeu a defesa da equipa da capital de Sofala que acabou triunfando por 78-77.
LOCOMOTIVAS DE MAPUTO TREMEM DIANTE AXINENES
No encontro entre o Ferroviário de Maputo e o seu homónimo de Nampula a turma da capital do país teve que puxar dos seus galões de vice-campeões nacionais para levar de vencida os Axinenes por 73-70, vitória alcançada nos instantes finais da contenda.
Comandados por Busmane Rafique que anotou 23 pontos e ganhou 9 ressaltos, o Ferroviário de Nampula saiu em vantagem nos três primeiros quartos que registaram os resultados de 15-24, 36-40 e 47-64, que fizeram soar os alarmes na equipa da capital.
Nos últimos 12 minutos a actuação do poste Edson Chavana que terminou a contenda com um duplo-duplo (21 pontos e 10 ressaltos) foi determinante para o Ferroviário de Maputo fazer a reviravolta dos 17 pontos de desvantagem, com um parcial de 26-9, e conseguir selar a vitória por três pontos de diferença, 73-70.
FERROVIÁRIO DA BEIRA APLICA CHAPA 100
No jogo que marcou abertura da 15ª edição da Liga masculina, o Ferroviário da Beira não teve dificuldades para trucidar Academia New Vision de Pemba, registando a primeira “chapa-100” da competição por 108-84, demonstrando sinais de que é forte candidato ao título.
Os “locomotivas” do Chiveve tiveram em Ayad Munguambe como o grande maquinista, pois o extremo poste contribui com 27 pontos e 8 ressaltos, sobretudo na primeira parte que registou o resultado de 25-12 e 57-36, ao intervalo.
No terceiro quarto o pembenses procuraram reagir com Maxwel Ngonga (17 pontos e 8 ressaltos) a dar a luta debaixo do cesto, terminando a etapa com o resultado de 84-62. Nos derradeiros 12 minutos, Ismael Nurmamade (23 pontos em todo jogo) e assumiu o comando da “locomotiva” que acelerou para uma vitória folgada de 24 pontos, com 108-84 a ser o resultado final.
JOGOS DESTE SÁBADO - 30 DE NOVEMBRO
14:00 H - Ferroviário de Nampula - Costa do Sol
16:30 H - Municipal da Beira - New Vision de Pemba
19:00 H - Ferroviário de Maputo - Ferroviário da Beira
DE FORA: Maxaquene
(LANCEMZ)