As equipas do Maxaquene, Ferroviário da Beira e de Maputo estão destacados na corrida à conquista das vagas que darão acesso à fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol sénior masculino, Liga Mozal, cuja etapa de apuramento referente a série B decorre na cidade da Beira. Com efeito, os “tricolores” lideram a competição à passagem de duas jornadas da competição, pois somam duas vitórias em igual número de jogos, da prova que conta com apenas cinco participantes em virtude da desistência de um dos representantes da província de Cabo Delgado.
Por Redacção LanceMZ
Na segunda jornada da competição, o Maxaquene conseguiu dar a volta ao texto na partida que disputou com o New Vision de Pemba que saiu ao intervalo a vencer por 29-37, oito pontos de diferença que animaram a equipa de Cabo Delgado. Na segunda parte, os “tricolores” puxaram dos seus galões e experiência para conseguir fazer a reviravolta e sair vitoriosos por 77-74, três pontos que dão a liderança à equipa do Maxaquene com quatro pontos na tabela classificativa.
No outro jogo da jornada, o Ferroviário de Maputo não enfrentou dificuldades para ultrapassar a equipa da Academia de Basquetebol de Sofala por 87-45, depois de estar a vencer no final da primeira parte por 42-18, resultados estes que demonstram o desnível entre as duas formações. Os “locomotivas” da capital do país seguem na segunda posição da tabela classificativa com três pontos.
O Ferroviário da Beira esteve de fora na segunda jornada depois de na ronda inaugural ter derrotado o seu homónimo de Maputo por 77-60, demonstrando estar em condições de terminar na primeira posição da tabela classificativa. Os “locomotivas” do Chiveve contam com o reforço dos norte-americanos William Perry e Najael Young que preparam a presença na fase de qualificação a Basketball África League.
Para esta sexta-feira, 27 de Julho, está prevista a realização da terceira jornada, com a Academia de Basquetebol de Sofala a defrontar o Ferroviário da Beira, pelas 17 horas, para duas horas depois o New Vision de Pemba medir forças com o Ferroviário de Maputo. (LANCEMZ)