O árbitro moçambicano, Arsénio Maringule, foi o primeiro assistente da equipa de arbitragem do jogo entre o Asec Mimosa da Costa do Marfim e o Espérance da Tunísia, a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões Africanos de Futebol, partida que decorreu na noite de sábado, em Abidjan, a capital da Costa do Marfim.
No encontro realizado no estádio Félix Houphouet Boigny e que teve em Jean-Jacques Ndala ( RD Congo) como o principal e Styven Danek Moutsassi (Congo) como segundo assistente, Maringule viu as duas equipas empataram a zero no final dos 90 minutos, tal como na primeira mão em Tunis, o que levou a decisão para o desempate através da marca de grande penalidade onde o tunisinos acabaram por vencer por 4-2.
Assim, os tunisistinos juntam-se aos clubes de elite da África, Al Ahly do Egito, Mamelodi Sundowns da África do Sul e TP Mazembe da República Democrática do Congo como as que se qualificaram para as meias-finais da Liga dos Campeões deste ano, após emocionantes jogos dos quartos-de-final neste fim-de-semana.
O detentor do título e campeão recordista, Al Ahly, ainda está no caminho certo para defender seu título ao derrotar o Simba SC da Tanzânia no Cairo para garantir a sua vaga. Os actuais campeões da Liga Africana de Futebol (“AFL”) e vencedores de 2015/16, Mamelodi Sundowns, foram empurrados até ao fim pelo Young African da Tanzânia na África do Sul. Após a repetição do nulo que já havia se registado na primeira mão, as duas equipas foram para a transformação de pontapés da marca de grande penalidade e aí o Mamelodi venceu por 3-2.
Por outro lado, o pentacampeão TP Mazembe, da RD Congo, teve um dos melhores desempenhos neste fim-de-semana, com uma vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Atlético Petróleos de Luanda, depois de na primeira mão ter terminado sem golos.
As meias-finais serão disputadas em casa e fora de 19 a 20 de Abril de 2024 (primeira mão), com a segunda mão marcada para 26 a 27 de Abril de 2024. Na primeira meia-final, o Al Ahly (Egito) enfrentará o TP Mazembe (RD Congo), naquele que promete ser um encontro emocionante. O Espérance Sportive de Tunis enfrentará o Mamelodi Sundowns na segunda semifinal. (LANCEMZ)