O Ferroviário de Maputo está em vantagem e a uma vitória da conquista do título de campeão da Liga Moçambicana de Basquetebol ao derrotar o Costa do Sol por 60-61, no jogo três da final da Liga Mozal. Na partida em que o experiente David Canivete (com 19 pontos) marcou a diferença, os “canarinhos” poderiam ter passado para frente nos últimos 14 segundos, mas a inexperiência de Azénio Cossa fez com que o vice-campeão de 2022 morresse na praia.
Por Alfredo Júnior e José Zangado (Foto)
O jogo quatro que pode dar o título ao Ferroviário de Maputo ou ver o Costa do Sol voltar a empatar a final está marcado para a próxima quinta-feira, 21 de Dezembro, pelas 18 Horas, no Pavilhão do Maxaquene, a catedral da bola-ao-cesto nacional.
Bom público marcou presença na Catedral da bola-ao-cesto nacional incluindo jogadores dos Mambas, Dominguez e Shaquile, que não quiseram perder o terceiro jogo da decisão do título, uma partida em que o Costa do Sol teve uma vantagem inicial, mas foi o Ferroviário que terminou o primeiro quarto a vencer com 14-20 no marcador.
A entrada de David Canivete para o cinco inicial acabou por ser uma aposta ganha pelo treinador João Mulungo, pois o antigo jogador do Costa do Sol anotou 12 pontos contribuindo para uma vantagem de 12 pontos ao intervalo favorável ao Ferroviário de Maputo que vencia por 25-37.
No terceiro quarto Miguel Guambe apostou no jovem Azénio Cossa que combinou bem com Klaus Bunguele que foi certeiro e galvanizou a turma “canarinha” para um parcial de 20-14, contribuindo para reduzir a diferença para seis pontos, pois 45-51 era o resultado no final desta etapa.
Nos derradeiros minutos a experiência de David Canivete (que terminou o jogo com 19 pontos e 9 ressaltos), manteve o Ferroviário na mó de cima. Mas, a combinação de Azénio e Klaus voltou a funcionar bem, com o segundo a atirar duas bombas dos três pontos que colocaram os “canarinhos” a 1 ponto de desvantagem. Quando faltavam 14 segundos para o fim, a turma do Costa do Sol deixou a responsabilidade do último e decisivo lance nas mãos do inexperiente Azénio Cossa, aí o jovem promessa não conseguiu vencer a defesa de Baggio Chimonzo, perdendo-se uma soberba oportunidade para o Costa do Sol passar para frente do marcador. Ganhou o Ferroviário de Maputo por 60-61, colocando-se a uma vitória do título.
Pelo Ferroviário de Maputo, para além da prestação de David Canivete foi a figura do jogo, destaca-se Hugo Martins que fez 11 pontos e 6 ressaltos, enquanto do lado dos “canarinhos” Klaus Bunguele foi o cestinha com 22 pontos e 6 ressaltos, enquanto Azénio Cossa anotou 11 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências. (LANCEMZ)