A Cidade de Maputo será palco entre os dias 25 e 30 de Novembro próximo da fase de apuramento à Liga Africana de Clubes Campeões em basquetebol sénior feminino, segundo atribuição feita pela FIBA-ÁFRICA. A prova destinada aos clubes campeões da Zona VI terá como anfitrião o Clube Ferroviário de Maputo, o campeão nacional da última temporada.
Por Redacção LanceMZ
Reagindo a esta atribuição, o treinador Nasir Salé afirmou que a sua equipa fará tudo para garantir a qualificação para a fase final da competição a ter lugar em Dezembro próximo, num país ainda por indicar.
“O nosso objetivo é nos qualificarmos e termos o prazer de estar numa final. Todos nós sabemos que há pequenas alterações neste tipo de campeonato, portanto há outro tipo de investimento. O que nós queremos é não estarmos longe da competição africana, estarmos precisamente neste tipo de holofotes, mas há que trabalhar, há que ter os pés bem assentes no chão, há que investir e, acima de tudo, há que realmente preparar este tipo de qualificação”, disse Nasir Salé.
VEJA A REACÇAO DE NASIR SALÉ NO NOSSO YOUTUBE:
O treinador que já conquistou o título de campeão africano por várias vezes, considerou que o investimento implica a contratação de algumas jogadoras para preencher algumas posições, por exemplo, na posição 4, onde as “locomotivas” estão sem poder contar com o contributo da experiente Odélia Mafanela que ela está impossibilitada, devido a uma lesão contraída ao serviço da selecção nacional aquando da última presença na prova que decorreu no México.
“Quando falo de investimento, falo no seu todo. Não só a estrutura da equipa, mas também, acima de tudo, aquilo que é desejável para uma equipa. Penso que a nossa direção está a tomar conta disso, até porque nós temos um belíssimo apoio do nosso único patrocinador e acredito que estaremos minimamente em condições para disputar esta qualificação, que não vai ser fácil”, disse Nasir.
Há cerca de um mês da realização da prova ainda não são conhecidas as equipas que deverão tomar parte na competição que para além do Ferroviário de Maputo deverá envolver os clubes campeões dos países da Zona VI, com destaque para Angola, Zimbabwe, Zâmbia, Botswana, Africa do Sul que habitualmente movimentam o basquetebol sénior feminino.
Referir que o Ferroviário de Maputo conquistou por duas vezes o título de campeão africano de basquetebol sénior feminino, concretamente nos anos de 2018 e 2019, tendo derrotado na final a turma do Interclube de Angola. (LANCEMZ)