desporto mocambicano

Manifestações levam a desistência da A Politécnica da Liga de Basquetebol

  • 119

O Clube Desportivo da A Politécnica anunciou a sua desistência da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, também designada por Liga Mozal, que arranca esta sexta-feira, 29 de Novembro, no Pavilhão do Maxaquene. Assim, a prova será disputada por sete participantes, menos um do que estava previsto no programa previamente elaborado da prova.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O anúncio da desistência da A Politécnica da prova foi feito por Fulgêncio Fulane, delegado do clube que esteve presente na cerimónia de lançamento e sorteio da prova, que apresentou como justificação para esta não participação “motivos de segurança para os seus atletas devido às manifestações que se assistem na cidade e província de Maputo”.

 

Fulane referiu que o clube não tem condições para garantir a presença dos seus atletas no local de realização da competição, tendo em conta que a Liga Moçambicana de Basquetebol só garante condições de hospedagem e transporte para as equipas que são provenientes de fora da capital do país.

 

Refira-se que o Costa do Sol (campeão em título), Ferroviário de Maputo e Maxaquene que estão nas mesmas condições que a A Politécnica, ou seja, as suas equipas não estão hospedadas sob expensas da LLMB, decidiram participar na prova, ainda que os seus atletas enfrentam os mesmos problemas de segurança relatados pelos universitários.

 

Reagindo a este posicionamento, José Ferrete, Vice-presidente da LMB, lamentou a desistência da A Politécnica, disse respeitar o posicionamento da equipa da capital do país apresentado em sede da reunião técnica que decorreu um dia antes do arranque da prova.

 

 “É natural que isso aconteça perante a situação que estamos a viver por estes dias em que há uma relativa insegurança e alguns cidadãos não se sentem à vontade. Mas, nós já tínhamos feito uma reunião com todos os clubes participantes onde discutimos este assunto e todos os clubes concordaram em avançar com a prova, nas condições em que nós estamos, porque há compromissos que os clubes têm com os atletas, os contratos dos jogadores terminam em Dezembro, se nós passássemos esta prova para o próximo ano eles teriam que renegociar os contratos com os jogadores, há clubes que têm jogadores estrangeiros que estão cá por um determinado período e não é viável que estes compromissos passassem para o próximo ano”, comentou José Ferrete.

 

Ferrete deu conta que a LMB estudou com os clubes várias possibilidades para fazer face a esta situação; incluindo a hipótese de acomodar todas equipas participantes numa unidade hoteleira, porém tal possibilidade mostrou-se inviável por razões financeiras.  

 

“Todos vamos correr os mesmos riscos, tanto os jogadores, árbitros, estatísticos e demais pessoal da organização, não há como voltar atrás porque isso depois tem custos e, sendo assim, não podemos culpar a A Politécnica por isto, portanto, são coisas que acontecem. Tentamos negociar com o nosso patrocinador, mas infelizmente não é possível, não há condições financeiras para se suportar com essas despesas, diferentemente do que aconteceu na Liga Sasol, em que, na ponta final da competição, as equipas todas de Maputo tiveram que ficar num hotel, mas foi só por três dias, neste caso estamos a falar de 15 a 17 dias”, referiu o Vice-presidente da LMB.

 

PROVA COM SETE PARTICIPANTES

Entretanto, é já esta sexta-feira, 29 de Novembro, que arranca a disputa da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, também designada por Liga Mozal. O lançamento da competição decorreu na tarde desta quinta-feira, 28, numa das unidades hoteleiras da capital do país que acolheu o sorteio e a reunião técnica da prova. 

A prova terá a participação de sete equipas nomeadamente Costa do Sol, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Maputo, Maxaquene, New Vision de Pemba, Ferroviário de Nampula e Clube Municipal da Beira. A fase regular será disputada no sistema de todos contra todos em uma volta, seguindo-se os play-off das meias-finais à melhor de dois jogos. `

“Vamos ter sete equipas a jogarem todos contra todos, todos os dias descansa uma equipa, depois vamos entrar na fase dos cruzamentos em que os primeiros quatro vão jogar para o primeiro, segundo e terceiro e os restantes vão jogar para os quinto, sexto e sétimo lugares”, disse Ferrete. 

O horário dos jogos também foi ajustado, sendo que o primeiro jogo terá lugar pelas 14:00 Horas, para duas horas e meia mais tarde iniciar a segunda partida, para o último encontro da jornada ter lugar pelas 19:00 Horas. (LANCEMZ)

CALENDÁRIO DE JOGOS

1ª JORNADA – 29 DE NOVEMBRO

14 :00 Horas – New Vision de Pemba – Ferroviário da Beira

16:30 Horas – Ferroviário de Maputo – Ferroviário de Nampula

19:00 Horas – Maxaquene – Clube Municipal da Beira

2ª JORNADA – 30 DE NOVEMBRO

14:00 Horas – Ferroviário de Nampula - Costa do Sol

16:30 Horas - Clube Municipal da Beira – New Vision de Pemba

19:00 Horas – Ferroviário da Beira – Ferroviário de Maputo 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .