A dupla de treinadores moçambicanos Milton Manheira e Carlos Dezanove foi a escolhida pela Federação Moçambicana de Basquetebol para conduzir os destinos da selecção nacional sénior feminina que de 2 a 10 de Fevereiro vai participar na janela de qualificação ao AfroBasket 2025, etapa de apuramento a decorrer em Luanda, Angola.
Por Redacção LanceMZ
Está dupla de treinadores terá a supervisão do experiente Carlos Aik foi indicado pela FMB para coordenar a Direcção Técnica, devendo por isso acompanhar de perto a preparação desta ida a qualificação ao Campeonato Africano que terá lugar no segundo semestre deste ano, na Costa do Marfim.
Tanto Manheira quanto Dezanove são treinadores que tem estado a ascender nas suas carreiras como treinadores de basquetebol. O primeiro sagrou-se campeão nacional sénior masculino ao conquistar a Liga Mozal como treinador do Ferroviário da Beira, enquanto que o segundo para além de ter, como adjunto de Nasir Salé, conquistado o título de Campeão Africano de 2024 venceu no mesmo ano o título na Liga SASOL, pelo Ferroviário de Maputo, clube no qual acumula um número considerável de títulos.
A pré-convocatória da selecção nacional seniores femininos será divulgada em breve e deverá ser composta por 16 atletas que militam internamente que ao longo de dez dias irão preparar a presença de Moçambique na prova de apuramento ao nível da Zona VI da FIBA - África.
Refira-se que até aqui Angola e Moçambique são os dois países com presenças confirmadas na prova que vai apurar o representante regional para a prova continental para a qual já estão qualificadas as selecções da Costa do Marfim (anfitriã), Nigéria (campeã em título), Senegal (vice-campeã), Mali, Ruanda ( respectivamente 3º e 4º classificado do último AfroBasket) e Camarões (vencedor da Zona IV).
Vale recordar que Moçambique terminou na quinta posição no AfroBasket 2023 que teve lugar na cidade de Kigali, no Ruanda, no qual o combinado nacional foi conduzido por Carlos Aik. (LANCEMZ)