O Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, reafirmou o compromisso do Governo em restaurar o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) à sua plena funcionalidade. As declarações foram feitas durante a visita às obras de requalificação do Estádio da Machava. Na ocasião, Manasse garantiu que o Governo vai trabalhar para que o “Zimpeto dos moçambicanos” esteja apto para acolher o próximo jogo da selecção nacional de futebol.
Por Redacção LanceMZ
“Trabalharemos para que o Zimpeto dos moçambicanos, o estádio dos moçambicanos, volte à sua normalidade. Reiteramos que trabalharemos para que o estádio também esteja em condições para o próximo jogo”, sublinhou Caifadine Manasse.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Por outro lado, o Ministro da Juventude e Desportos assegurou que haverá visitas semanais da Direcção do Ministério à infraestrutura, até que esteja em condições de receber eventos desportivos.
“Eu disse que semanalmente estarei lá. Se eu não estiver lá, irá um quadro da Direcção Nacional, neste caso o director nacional de Desportos ou o secretário permanente. A verdade é que o Zimpeto será visitado todas as semanas pela Direcção do Ministério, até que esteja em condições. É uma infraestrutura do Governo e nós temos que trabalhar para responsabilizarmo-nos no sentido de que aquilo que é do povo esteja em condições”, explicou.
Um dos aspectos preocupantes que afecta o maior recinto desportivo do país é o lixo acumulado ao redor da infraestrutura. Manasse avançou que manteve um encontro com o presidente do Município de Maputo com vista à criação de mecanismos para resolver o problema.
“Tivemos uma audiência com o presidente do município de Maputo e um dos pontos que fomos lá colocar era a questão do Zimpeto. Nós temos um mercado ao lado do estádio e também temos um problema com as águas que estão a sair da Vila Olímpica e que estão a criar transtornos no Estádio. Estivemos com técnicos do município no Zimpeto para fazer a avaliação e trabalharmos para a melhoria daquela zona”, completou o dirigente do MJD.
O melhoramento das condições do Estádio do Zimpeto tem sido uma das prioridades da nova Direcção do MJD liderada por Caifadine Manasse, sobretudo após a última interdição da Confederação Africana de Futebol (CAF), que obrigou a selecção nacional a disputar a partida diante do Uganda fora do país. (LANCEMZ)