O Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, reúne-se, na manhã desta segunda-feira, 3 de Março, com a direcção executiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), presidida por Faizal Sidat, segundo soube o LanceMZ de fontes próximas as duas partes.
Por Alfredo Júnior
O encontro terá lugar na sede do Ministério da Juventude e Desportos, sita na Avenida 10 de Novembro e será pela primeira vez que Manasse se reunirá com a maior federação desportiva do país, cuja actividade agita todos os amantes do desporto nacional.
Vários temas vão marcar o frente-a-frente entre Manasse e Sidat, a começar pela actual situação de interdição pela Confederação Africana de Futebol (CAF) do Estádio Nacional do Zimpeto que é propriedade do Estado moçambicano e é maioritariamente utilizado pela FMF através da realização dos jogos da selecção nacional de futebol, Mambas.
Aliás, a realização dos dois jogos dos Mambas neste mês de Março será outro tema que poderá marcar a reunião, visto que a participação da selecção nacional nos jogos internacionais conta com forte apoio financeiro do governo moçambicano. os Mambas recebem o Uganda a 20 de Março e jogam com a Argélia a 25 deste mês.
Por outro lado, os projectos que a FMF tem na sua manga serão temas de análise neste encontro, a destacar a iniciativa de construção do Centro Técnico do Futebol Nacional que está projetado para ser erguido no espaço adjacente ao Estádio Nacional do Zimpeto. Este projecto conta com o financiamento da FIFA e do Marrocos.
Outra iniciativa que deverá ser abordada no evento, segundo avançaram as nossas fontes, poderá estar relacionada com a reativação da Academia Mário Esteves Coluna que vinha funcionando na Namaacha, na província de Maputo.
Este será o segundo encontro de Manasse com os principais agentes da movimentação do futebol moçambicano, depois de há dias ter recebido no seu gabinete de trabalho para uma saudação da Direcção Executiva da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), presidida por Alberto Simango Júnior. (LANCEMZ)











