O ministro da J "/>  

O ministro da J "/>

desporto mocambicano

Manasse deseja que Arena Lalgy seja alternativa para jogos internacionais de futebol

  • 302

 

O ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, efectuou, na tarde desta quinta-feira, 20 de Março, uma visita ao Complexo Desportivo de Tchumene para se inteirar das condições das infraestruturas. Na ocasião, Caifadine Manasse reafirmou a importância de ter campos alternativos para acolher provas organizadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

 

Por Artur Manhique

 

O Manasse reconheceu ainda que o Complexo de Tchumene reúne os requisitos para ser considerado uma das opções viáveis para jogos internacionais.

 

“Temos um campo alternativo, que é o Estádio da Machava, que também está neste momento em reabilitação, mas este [Tchumene] é um campo que mostra que pode ser aproveitado. Precisamos sempre de alternativas, e aqui temos uma que necessita de trabalho e soluções. É verdade que vamos trabalhar afincadamente para que o nosso Estádio Nacional do Zimpeto volte à sua normalidade, mas podemos e devemos ter mais campos como este”, afirmou Manasse.

 

Um dos principais requisitos exigidos pela CAF para a aprovação de estádios para acolher partidas internacionais é a capacidade de lugares para adeptos. Actualmente, a Lalgy Arena dispõe de pouco mais de 3 mil lugares, um número bastante inferior aos 12 mil exigidos pela CAF.

 

"Para responder às exigências da CAF, a Lalgy Arena precisa de 12 mil lugares para adeptos e já há uma área que estou a ser preparada. O que nós, como Governo, vamos fazer é olhar para esta questão no âmbito de uma parceria público-privada. Vamos acarinhar esta iniciativa e, por isso, comprometemo-nos a voltar a sentar-nos com o presidente Lalgy, ao nível do Ministério, para analisarmos as melhores soluções e identificarmos formas de apoio para o que está a ser feito", avançou Manasse.

 

LALGY ESPERANÇOSO

 

Por seu turno, o patrono da Black Bulls, Junayd Lalgy, mostrou-se esperançoso quanto ao envolvimento do Governo no melhoramento das condições exigidas pela CAF no campo número 1 do Complexo de Tchumene.

 

“Pela conversa que tivemos, ficamos esperançosos de que o Governo possa, de facto, dar o seu contributo para que estas infraestruturas reúnam as condições necessárias para albergar jogos internacionais. Isto beneficiaria não só a nossa equipa quando participar nas competições africanas, mas também a própria Selecção Nacional, desde que o estádio cumpra os requisitos exigidos. Esperamos que estas intenções se materializem”, afirmou Lalgy.

 

O dirigente dos “touros” reforçou ainda a necessidade de iniciar as obras o quanto antes, revelando que já há um projecto concreto para o arranque das actividades.

 

“Gostaríamos de pôr mãos à obra para que a ABB pudesse disputar aqui os seus jogos das competições africanas que arrancam em Agosto, caso se qualifique para a fase de grupos. Infelizmente, isso já não será possível. No entanto, acreditamos que, se tudo correr bem e conseguirmos algumas parcerias, ainda este ano poderemos iniciar as obras”, concluiu.

 

Além de visitar o Complexo Desportivo de Tchumene, Caifadine Manasse assistiu a uma exibição de patinagem dos patinadores moçambicanos liderada por Donaldo Salvador, bem como a uma apresentação dos jovens da Escola de Taekwondo, tendo ainda oferecido bolas desportivas aos desportistas dos distritos no âmbito do plano para os primeiros 100 dias de governação. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .