O ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, efectuou, na tarde desta quinta-feira, 20 de Março, uma visita ao Complexo Desportivo de Tchumene para se inteirar das condições das infraestruturas. Na ocasião, Caifadine Manasse reafirmou a importância de ter campos alternativos para acolher provas organizadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Por Artur Manhique
O Manasse reconheceu ainda que o Complexo de Tchumene reúne os requisitos para ser considerado uma das opções viáveis para jogos internacionais.
“Temos um campo alternativo, que é o Estádio da Machava, que também está neste momento em reabilitação, mas este [Tchumene] é um campo que mostra que pode ser aproveitado. Precisamos sempre de alternativas, e aqui temos uma que necessita de trabalho e soluções. É verdade que vamos trabalhar afincadamente para que o nosso Estádio Nacional do Zimpeto volte à sua normalidade, mas podemos e devemos ter mais campos como este”, afirmou Manasse.
Um dos principais requisitos exigidos pela CAF para a aprovação de estádios para acolher partidas internacionais é a capacidade de lugares para adeptos. Actualmente, a Lalgy Arena dispõe de pouco mais de 3 mil lugares, um número bastante inferior aos 12 mil exigidos pela CAF.
"Para responder às exigências da CAF, a Lalgy Arena precisa de 12 mil lugares para adeptos e já há uma área que estou a ser preparada. O que nós, como Governo, vamos fazer é olhar para esta questão no âmbito de uma parceria público-privada. Vamos acarinhar esta iniciativa e, por isso, comprometemo-nos a voltar a sentar-nos com o presidente Lalgy, ao nível do Ministério, para analisarmos as melhores soluções e identificarmos formas de apoio para o que está a ser feito", avançou Manasse.
LALGY ESPERANÇOSO
Por seu turno, o patrono da Black Bulls, Junayd Lalgy, mostrou-se esperançoso quanto ao envolvimento do Governo no melhoramento das condições exigidas pela CAF no campo número 1 do Complexo de Tchumene.
“Pela conversa que tivemos, ficamos esperançosos de que o Governo possa, de facto, dar o seu contributo para que estas infraestruturas reúnam as condições necessárias para albergar jogos internacionais. Isto beneficiaria não só a nossa equipa quando participar nas competições africanas, mas também a própria Selecção Nacional, desde que o estádio cumpra os requisitos exigidos. Esperamos que estas intenções se materializem”, afirmou Lalgy.
O dirigente dos “touros” reforçou ainda a necessidade de iniciar as obras o quanto antes, revelando que já há um projecto concreto para o arranque das actividades.
“Gostaríamos de pôr mãos à obra para que a ABB pudesse disputar aqui os seus jogos das competições africanas que arrancam em Agosto, caso se qualifique para a fase de grupos. Infelizmente, isso já não será possível. No entanto, acreditamos que, se tudo correr bem e conseguirmos algumas parcerias, ainda este ano poderemos iniciar as obras”, concluiu.
Além de visitar o Complexo Desportivo de Tchumene, Caifadine Manasse assistiu a uma exibição de patinagem dos patinadores moçambicanos liderada por Donaldo Salvador, bem como a uma apresentação dos jovens da Escola de Taekwondo, tendo ainda oferecido bolas desportivas aos desportistas dos distritos no âmbito do plano para os primeiros 100 dias de governação. (LANCEMZ)