Um monstro é o que é o Estádio Nacional do Zimpeto que foi alvo da primeira visita de Caifadine Manasse enquanto Ministro da Juventude Desportos que visitou a maior infraestrutura desportiva do país. No recinto o titular da pasta do desporto ficou a conhecer os esforços que estão a ser feitos pelo Fundo de Promoção Desportiva para garantir a manutenção do estádio que para além de acolher jogos de futebol tem instalado um ginásio, duas instituições de ensino, uma representação da Autoridade Tributaria de Moçambique e tem projectado espaços para acolher mais infraestruturas desportivas como o Centro Técnico da Federação Moçambicana de Futebol e a Arena Desportiva q ser erguida com financiamento da Argélia.
Por Alfredo Júnior
Volvidas cerca de duas semanas após a sua tomada de posse como Ministro da Juventude Desportos, Caifadine Manasse, visitou o maior complexo desportivo erguido em Moçambique após a Independência nacional, o Estádio Nacional do Zimpeto que enfrenta muitos desafios.
Um dos primeiros pontos escalados por Manasse foi a 21ª esquadra da Polícia da República de Moçambique que está instalada neste recinte e que tem a missão de garantir a segurança ao local, bem como atender a população ao seu redor. Vezes sem conta o Estádio Nacional do Zimpeto tem-se debatido com questões de segurança, havendo relatos de furtos que ocorrem neste recinto.
Ao Ministro da Juventude e Desportos foi apresentado o sistema de fornecimento de energia ao Estádio, particularmente o complexo de geradores que é utilizado em caso de falha do sistema de fornecimento de energia por parte da Electricidade de Moçambique. Estes gerados devem ter disponível cerca de 3500 litros de combustível para que aguentem duas horas de funcionamento em caso de falha da corrente publica. Por outro lado, Manasse ficou a conhecer a sala de controlo das torres de iluminação e recebeu garantias de que o sistema está operacional.
“Esse espaço, a importância é o sítio onde faz o controle da iluminação das torres, então é um sítio que tem que estar ventilado, climatizado, para não termos aquele problema que tínhamos de rebentar os capacitores, pois eram capacitores plásticos e substituímos por capacitores metálicos, e agora está tudo uma maravilha”, explicou Mussagy Cassimo, Técnico do Estádio do Zimpeto.
ZIMPETO JÁ CONTA COM GINÁSIO DE PONTA
O governante ficou a conhecer os espaços que estão arrendados a terceiro, são os casos da Escola Superior de Jornalismo que funciona naquele espaço, sendo que o Instituto Médio de Educação Física e Desporto é outra instituição de ensino publico que utiliza o espaço do Estádio Nacional do Zimpeto para a realização permanente das suas actividades, bem como ficou a conhecer o espaço que é utilizado pela Autoridade Tributária de Moçambique.
No âmbito da exploração do espaço por entidades privadas, ao Ministro da Juventude e Desportos ficou a conhecer as instalações que são ocupadas pelo Ginásio Pro Gym que iniciou as suas actividades há bem pouco tempo, sendo que tem uma capacidade para atender a cerca de 500 utilizadores em simultâneo. Esta parceria do Fundo Promoção Desportiva vai permitir que os atletas de várias selecções nacionais possam utilizar os serviços deste ginásio.
“Até agora temos a capacidade de albergar, dependendo dos turnos, abrimos turno da manhã, turno da tarde e da noite, cada turno podemos acolher acima de 500 pessoas em diversos compartimentos, porque temos aqui a área de musculação, a área do cárdio, a área do crossfit também temos as áreas da aeróbica e spinning, então é uma capacidade bem grande. Isto se for a ser aproveitado pelas seleções nacionais, já que temos um acordo com o Fundo de Promoção Desportiva, será uma mais valia para os atletas das seleções, pois acredito que os atletas estarão melhor capacitados ainda para poder enfrentar os desafios da preparação física, temos aqui vasta gama de máquinas para poderem fazer preparação física”, Ismael Semaq, instrutor do Ginásio Pro Gym.
CENTRO TÉCNICO DA FMF APRESENTADO A MANASSE
Nesta visita que teve a duração de mais de uma hora e meia, foi apresentada ao Ministro da Juventude e Desportos alguns dos projectos que se pretende implantar no espaço adjacente ao Estádio Nacional do Zimpeto, tal é o caso do Centro Técnico da Federação Moçambicana de Futebol que está num estado bem avançado para o início da sua execução. O projecto tem um custo de 5 milhões de dólares e contara como o financiamento do Reino do Marrocos e da Federação Internacional de Futebol – FIFA, ocupando uma área de 10 hectares, dando espaço a colocação de campos de futebol, ginásios, piscinas, um centro comercial e ainda uma unidade hoteleira com capacidade de 32 quartos.
“Na verdade, este projeto é o Centro Técnico Nacional, para os jogadores terem um sítio onde possam treinar, possam fazer o retiro técnico e ficam sob supervisão técnica para fazer os treinos. Está tudo quase a posto para o início dessa obra, estamos agora a concluir os trabalhos, vamos lançar o projeto, acho que daqui há dois meses vamos lançar o projeto e prevê-se, dentro de três ou quatro meses, fazer o lançamento da primeira pedra”, revelou Momed Mussagy, Arquitecto do Projecto do Centro Técnico da FMF.
Outra iniciativa que está projectada para os espaços adjacentes do Zimpeto é a arena desportiva que será financiada pelo Governo argelino e corre os seus termos junto ao governo daquele pais para a sua execução.
MR HUO GARANTE RELVA EM DIA ATÉ MARÇO
O momento mais aguardado desta visita foi o interior do Estádio Nacional do Zimpeto, concretamente o recinto onde se pratica o futebol. Manasse recebeu explicações do estágio da recuperação do relvado do Zimpeto para que o recinto possa voltar a acolher jogos oficiais da selecção nacional de futebol e dos clubes, concretamente sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Manasse viu a melhoria do estado da relva que tem estado a receber o devidamente tratamento para que possa estar em condições e em relação a esse quesito recebeu garantias do Mr. Huo, técnico chinês que tem estado a trabalhar afincadamente para que o relvado seja novamente aprovado pela CAF.
Após estas garantias, Manasse prometeu voltar a visitar o estádio em 10 dias por forma a aferir se o estádio estará em condições para acolher o jogo entre Moçambique e Uganda referente a fase de grupos de apuramento ao Mundial 2026. (LANCEMZ)