A selecção nacional de futebol de Moçambique, Mambinhas, empataram sem golos com o anfitrião Egipto no jogo de abertura do Campeonato Africano das Nações Sub-20, no Cairo, em partida decorrida no Estádio Internacional naquela cidade. Este é o primeiro ponto ganho pelos Mambinhas nesta que é a segunda participação do país no CAN Sub-20.
Por Redacção LanceMZ
Ciente da sua teórica inferioridade perante um adversário experimentado neste tipo de competição, a seleção moçambicana começou com o pé atrás no jogo bem disputado, com o Egipto dominando os primeiros instantes da partida.
Os anfitriões estiveram perto de abrir o placar aos cinco minutos, com um brilhante remate de pé esquerdo de Ahmed Abdelhamid que acertou a trave. O ala do El Zamalek acertou seu marcador na ala direita cortando para disparar seu chute que agonizou a trave.
Os Jovens Faraós continuaram pressionando o vice-campeão da Taça COSAFA, que defendeu com garras a sua baliza. O cruzamento rasteiro do capitão Karim Hassan para a área dos Mambinhas inadvertidamente desviou para o golo de Aylton Messias quando ele tentou limpar sua linha, mas o goleiro Fazito conseguiu salvar o perigo no meio do primeiro tempo.
Rafaat Bayoumi era uma ameaça constante na esquerda, dificultando o adversário. O jovem conseguiu passar por cima de seu adversário e fez um cruzamento convidativo para a área que só Moçambique desmarcou.
AYTOL ESTEVE PRÓXIMO DO GOLO
Moçambique teve a primeira oportunidade de golo à passagem da meia hora, através de um cabeceamento fraco de Aylton, que o guarda-redes Mostafa Amin controlou calmamente dentro da área.
O segundo tempo viu os dois conjuntos serem mais agressivos nos seus ataques, mas faltou a pontaria para criar as chances.
A pressão sobre os donos da casa por não passarem na frente do defesa Abohamada erroneamente cedeu à entrada da área, mas Moçambique não conseguiu aproveitar.
Os dois treinadores renovaram as coisas com algumas substituições enquanto procuravam o primeiro golo, mas nenhum deles conseguiu encontrar a oportunidade mais importante.
Moçambique teve a oportunidade de golo negada pelo alívio perfeito de Abohamada dentro da área com vinte minutos ainda por jogar.
Os Jovens Faraós tiveram uma parcela de posse de bola nos momentos finais, mas o seu domínio não conseguiu produzir um golo, já que Moçambique segurou para reclamar um ponto merecido no final dos 90 minutos. (LANCEMZ)