desporto mocambicano

Mambas treinaram no Stad Iba Diop e recém chegados à selecção foram batizados pelos companheiros

  • 357

A selecção nacional de futebol, Mambas, cumpriu o primeiro treino em Dakar, num aprumo que serviu para o baptismo do guarda-redes Gion Chande que foi convocado pela primeira vez, bem como do novo preparador físico e vídeo analistas. Apesar do relvado do campo não estar nas melhores condições, a equipa de todos nós trabalhou com alegria que pretende transportar para o jogo da próxima sexta-feira, pelas 21 horas de Maputo, frente a poderosa seleção do Senegal. 

 

Por Alfredo Júnior, em Dakar 

 

O primeiro treino dos Mambas em Dakar teve lugar no Stad Iba Mar Diop, que em tempos foi a casa do atletismo senegalês, até porque foi inaugurado em 2004 por Lamine Diack, antigo presidente da IAAF. 

 

O campo apresenta uma imagem degradada, até porque o relvado não está nas melhores condições para a prática do futebol, uma das queixas apresentadas pelos jogadores na voz de Dominguez, o capitão dos Mambas. 

 

“São situações que já viemos reclamando com a Federação, acho que não é bom, a maioria dos jogadores vem dos clubes e as condições são boas e quando chegamos à selecção encontramos estas situações é desagradável treinar num piso duro e propenso a lesões. Por outro lado, temos a questão do hotel que não é para o nível de uma selecção como Moçambique, temos que encontrar condições para uma equipa profissional”, comentou Domingues que assegurou que “apesar destas situações estamos focados para o jogo de sexta-feira cujo objectivo passar por ganhar”.

 

Chiquinho Conde também foi crítico em relação às condições do relvado afirmando que “tivemos que nos adaptar às condições encontradas, não vale a pena continuar a bater no ceguinho nem chorar no molhados, porque de facto os problemas são sempre os mesmos, troca-se o disco e a música é sempre a mesma, mas a resiliência é isso, nós adaptarmos ao Mundo e  não o Mundo a adaptar-se a nós”. 

 

NOVATOS BAPTIZADOS

 

Queixas à parte o primeiro aprumo dos Mambas iniciou com o baptismo dos novos integrantes do combinado nacional a começar pelo guarda-redes Gion Chande, do Futebol Clube Vaduz, da Suíça, convocado pela primeira vez, do preparador físico Donald Pondja e do vídeo analista Neves Júnior que pela primeira vez trabalham com a selecção A.

 

Gion Chande mostrou estar integrado no seio da equipa de todos nós e trabalhou a todo gás por forma a merecer a escolha de Conde para o embate frente ao Senegal. 

 

“Estou muito satisfeito por juntar-me ao grupo pela primeira vez. Ontem fizemos uma viagem longa e agora estamos já a trabalhar no Senegal, estou entusiasmado para as duas próximas partidas”, disse Gion Chande que disse ter sido bem recebido pelo grupo no qual “não conhecia a ninguém e a equipa feliz feliz por me ver e receber, é um grupo simpático e alegre”.

 

Em relação ao jogo da próxima sexta-feira, Chande diz que “não temos nada a perder, pelo que vamos encarar o jogo com a devida tranquilidade, esperamos fazer um bom jogo e podemos também ganhar”. 

 

Os jogadores da selecção nacional trabalharam num ritmo intenso, com objectivo de assimilar as indicações de Chiquinho Conde que tem pouco tempo para preparar o embate com os Leões de Teranga.

 

“Foi um treino para relaxar os músculos depois de uma viagem longa e para preparar um jogo em que esperamos dificuldades, dado que jogamos fora de casa e com a melhor selecção de África, mas vamos encarar o jogo com a mesma tranquilidade e procurar conseguir um resultados positivo, sabemos que vai ser um jogo difícil, mas o sofrimento faz parte do jogo, então não viemos aqui para defender, vamos fazer o nosso jogo dentro daquilo que o treinador quer que o grupo faça, vamos dar o nosso máximo pelo país e lutar por ele”, disse Dominguez.

 

O Senegal lidera o Grupo L com 6 pontos, mais dois que Moçambique. A terceira jornada deste grupo abre esta quarta-feira, 23 de Março, com o Ruanda a receber o Benin. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .