desporto mocambicano

Mambas terminam ano na 114ª posição no ranking da FIFA

  • 317

A selecção nacional de futebol, Mambas, encerrou o ano de 2022 na 114ª posição da FIFA_ Federação Internacional de Futebol, segundo a última atualização da classificação divulgada esta quinta-feira, 21 de Dezembro, pelo organismo máximo do futebol mundial. O combinado nacional manteve a mesma posição em relação a anterior actualização, efectuada em Outubro passado.

 

Por Redacção LanceMZ e Sérgio Sitóe (Fotos)

 

A selecção orientada por Chiquinho Conde conta com os mesmos 1163.56 pontos menos 1.66 que ostentava na actualização de Outubro último sendo que com este posicionamento Moçambique está fora do Top 100 mundial. Refira-se que a melhor classificação dos Mambas foi o 66º lugar atingido em 1997 e a pior classificação foi o 134º lugar.  

 

A nível africano, Moçambique é a 26ª melhor seleção, num ranking regional liderado pela Marrocos (11ª ao nível mundial), seguido de Senegal (19ª) e Tunísia (30ª).
Dos adversários dos "Mambas” no CHAN-2022, a Argélia é a melhor classificada, na 40ª posição, a Líbia ocupa o 120º lugar e a Etiópia é a 138ª.

 

Nos PALOP, Moçambique é a segunda melhor seleção, atrás de Cabo Verde que é agora 72º, sendo que Angola ocupa a 117ª posição. Guiné-Bissau é 118º e São Tomé e Príncipe é a última, no 186º lugar.

 

A selecção do Marrocos, que fez história no Mundial Qatar-2022 ao se tornar na primeira equipa africana a terminar a prova na quarta posição, protagonizou a maior subida do mês e sobe 11 lugares para o 11.º lugar, sendo neste momento a melhor selecção africana melhor classificada com 1672.35 pontos.

 

Outra selecção que beneficiou da prestação no Mundial Qatar – 2022 é a dos Camarões que é agora 33º classificado, tendo subido dez posições e ao nível continental ocupa a quarta posição.

 

A próxima atualização do ranking será efetuada em abril de 2023.

 

CONQUISTA DO MUNDIAL CUSTOU LIDERANÇA À ARGENTINA

 

Por ter batido a França no desempate por grandes penalidades e não durante o tempo regulamentar ou no prolongamento, a Argentina subiu ao segundo lugar, não conseguindo destronar o líder Brasil.

 

A FIFA atualizou esta quinta-feira e pela última vez em 2022 o ranking das seleções. Após a conclusão do Mundial'2022, Portugal mantém-se no nono lugar, ao passo que a campeã do Mundo Argentina conseguiu subir ao segundo lugar, ficando a meros dois pontos do líder Brasil (1840 contra 1838).

 

A FIFA explicou que a Argentina só não subiu à liderança do ranking porque venceu a França na final do Mundial'2022 no desempate por grandes penalidades (4-3) e não durante o prolongamento ou no tempo regulamentar.

 

A França completa o pódio no terceiro lugar e, no que toca a descidas, a Bélgica caiu para o quarto posto após ter sido afastada do Mundial na fase de grupos, mesma situação que ditou a queda da Dinamarca para fora do top-10, cujo último lugar passou a ser ocupado pela Espanha, eliminada nos quartos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .