desporto mocambicano

Mambas terão teste final com Gana para aferir nível de preparação para CHAN-2022

  • 480

Depois de dez sessões de treino que os Mambas efectuaram no estágio na Argélia, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde fez a avaliação do decurso dos preparativos da equipa de todos nós tendo em vista a sua participação no CHAN-2022, tendo como mote o desempenho da equipa no primeiro jogo de controlo que resultou numa derrota por 3-1 frente a MC Argel, da primeira Liga local. Conde fez uma avaliação positiva e referiu que há ainda muito trabalho por fazer, sendo que o teste da terça-feira, 10 de Janeiro, frente ao Gana será importante para ter os indicativos do real estado de espírito competitivo da equipa para enfrentar o Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores que actuam localmente no continente.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Conde voltou a não esconder o amargo de boca que tem pelo início tardio da preparação, afirmando que “podíamos ter feito o primeiro jogo mais cedo, mas de toda forma serve para avaliamos e termos o feedback daquilo tudo que temos estado a fazer ao longo do tempo, porque os jogadores têm sido postos à prova com vários exercícios e muitos deles não fazem com que eles estejam libertos nesta altura. Estamos há oito dias da competição e os jogos têm vindo a dar os índices de confiança e de destreza totalmente diferentes que os jogadores não teriam sem os mesmos”.

 

Os dois primeiros jogos de ensaio dos Mambas foram diante de equipas locais, numa altura em que os adversários dos Mambas estão a fazer os seus ensaios frente a outras selecções que estarão no CHAN. Porém, Conde minimiza esse facto tendo em conta o seu plano de preparação para este campeonato.

 

JOGOS PARA DAR RITMO

 

“O que nós desenhamos para as primeiras dez sessões de treinos são exercícios que levam a que os jogadores demonstrem no jogo, porque ninguém evolui apenas treinando, é preciso competir e só competindo é que podemos ter alguma noção do estágio dos jogadores e das coisas a melhorar, daí a importância destes jogos”, afirmou Chiquinho Conde.

 

Olhando para aquilo que foi o desempenho dos jogadores, o Seleccionador Nacional revelou ter tirado ilações positivas e negativas, sendo que em relação a estas últimas o trabalho com vista a sua melhoria irá continuar.

 

“Há algumas coisas a melhorar, alguns jogadores só estiveram em campo durante 45 minutos, neste primeiro jogo o Faistêncio não esteve em campo e nos próximos jogos vamos fazer uma gestão mais minuciosa e ajustarmos mais os tempos dos jogadores, para depois filtramos”, refere o treinador dos Mambas.

 

ENSAIO COM GANA PARA TIRAR TODAS ILAÇÕES

 

O ensaio aprazado para a próxima terça-feira, frente ao Gana, é visto por Chiquinho Conde como sendo de importância capital, tendo em conta não só o calibre do adversário, mas sobretudo pelo facto de ser o último antes da estreia na prova que acontecerá quatro dias depois desse jogo treino.

 

“No dia 10 temos o nosso último jogo com o Gana e aí temos que tirar todas as ilações. Mas, o primeiro jogo foi um bom treino, um jogo muito agressivo disputado com uma equipa que está no terceiro lugar no campeonato da Argélia, uma equipa bem organizada e jovem foi bom para pôr à prova algumas das nossas fragilidades, com o vídeo do jogo poderemos analisar conjuntamente e depois trabalharmos os aspectos”, afirmou Conde.

 

Em relação a ilações positivas até aqui extraídas, Chiquinho Conde disse: “houve coisas muito boas, a equipa soube jogar a espaços pressionante na primeira fase de construção do adversário, precisamos ter mais confiança no nosso processo de construção, na nossa transição defesa-ataque em que estamos ainda hesitantes, mas este jogo serviu para tiramos algumas boas e más ilações da forma de jogar da equipa”.

 

Os Mambas vão fazer a sua estreia na prova no próximo dia 14 de Janeiro, às 15 Horas de Maputo, frente a selecção da Etiópia, que desde o dia 4 de Janeiro está a observar um estágio pré-competitivo no Marrocos, tendo inclusive perdido um jogo por uma bola a zero frente à selecção marroquina. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .