desporto mocambicano

Mambas reclamam prémios ameaçam não ir a Constantine e FMF só tem metade do que é exigido

  • 3006

Os jogadores da selecção nacional de futebol, Mambas, ameaçam não viajar até à cidade de Constantine, na Argélia, onde deverão realizar o jogo dos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações destinado aos atletas que actuam localmente. Em causa, está a exigência no aumento do prémio pela qualificação para a segunda fase do CHAN-2022, de 40 mil para 150 mil Meticais, segundo apurou o LanceMZ junto de fontes dos jogadores do combinado nacional.

 

Por Alfredo Júnior

 

Ao longo dos últimos dias e logo após a confirmação da qualificação de Moçambique para os quartos-de-final, os jogadores dos Mambas solicitaram um encontro com a estrutura directiva  da Federação Moçambicana de Futebol, facto que ocorreu entre os capitães de equipa e os membros da Direcção da FMF que se encontram em Argel.

 

Contactada para confirmar este facto, o vice-presidente para a Administração e Finanças, Jorge Bambo, que chefia a delegação, deu conta que “de facto o encontro teve lugar e os jogadores colocaram as suas exigências, tendo a FMF aceite subir o prémio de qualificação de 40 mil para 75 mil Meticais, ou seja, metade do que é exigido pelos jogadores, dado que não temos capacidade para satisfazer na plenitude a exigência dos jogadores”.

 

Porém, apesar deste aumento, os jogadores continuam a fazer finca-pé, ou seja, mantém a sua posição de não viajar para a cidade de Constantine, onde deverão defrontar o vencedor do Grupo C para os quartos-de-final.

 

Esta posição deriva do facto de os jogadores considerarem que a FMF deverá dividir o prémio de 400 mil dólares americanos (cerca de 25 milhões de Meticais) que será atribuído pela Confederação Africana de Futebol (CAF) a cada uma das oito selecções africanas que atingirem os quartos-de-final da competição, não concordando com a ideia apresentada FMF na reunião de que parte deste montante deverá ser usado para o pagamento de dívidas contraídas no âmbito desta operação.

 

“A FMF ainda não tem informação oficial sobre a existência desse préimo de 400 mil dólares e neste momento não tem dinheiro para pagar prémios acima do que foi acirdado. A FMF terá que suportar com as outras despesas inerentes a participação no CHAN. Nós fizemos o máximo das nossas capacidades, tanto mais que do valor 75 mil Meticais prometido como prémio de qualificação o mais tardar até esta terça-feira serão depositados nas contas dos jogadores 50 mil Meticais, sendo que o remanescente será pago assim que a delegação regressar à Maputo e haja disponibilidade financeira para tal”, disse Jorge Bambo ao LanceMZ.

 

FMF AUMENTA AJUDAS DE CUSTO

 

Por outro lado, o Vice-presidente da FMF referiu que a sua instituição tem feito de tudo para responder às exigências dos Mambas, citando como exemplo o facto de “os jogadores terem pedido aquando da saída de Maputo o aumento do valor das ajudas de custo total para esta campanha de 800 para 1000 dólares americanos, pedido esse que foi aceite e o adicional de 200 dólares foi já depositado nas contas dos atletas”.

 

Nas mensagens que foram colocadas a circular nas redes sociais, os jogadores dos Mambas queixam-se do facto de o Presidente da FMF ter saído de Argel sem que as negociações tivessem sido concluídas.

 

Quando abordado sobre este facto, Jorge Bambo deu conta que “a viagem de Feizal Sidat para Lisboa, Portugal, já estava programada muito antes desta situação, pois ela enquadra-se na realização da conferência constitutiva da União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa, para além do facto de o Presidente ter estado em Argel como convidado da CAF”.

 

Entretanto, apesar deste clima menos saudável, os Mambas cumpriram esta segunda-feira, 23 de Janeiro, mais uma sessão de treinos em Argel, tendo em vista o jogo dos quartos-de-final, partida que terá lugar pelas 18 Horas de sábado, 28 de Janeiro. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .