A selecção nacional de futebol sénior feminino, Mambas Ladies, estreou-se com uma goleada por 5-0 frente as Maurícias em jogo da primeira Jornada da Taça COSAFA que decorre em Port Elizabeth, na África do Sul, desde esta quarta-feira, 31 de Agosto, devendo prolongar-se até ao dia
Moçambique conseguiu estrear-se com um vitórias e com número gordos, factos que não se registavam
O primeiro e o segundo golo foi apontado por Cidália Cuta. Lónica Tsanwane marcou o terceiro golo, para Deolinda Gove apontar o quarto golo com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte as pupilas de Luís Fumo marcaram o quinto golo por intermédio por Cina Manuel. Com dois golos, Cidália Cuna foi eleita melhor jogadora em campo.
ANGOLA É ADVERSÁRIA QUE SE SEGUE
Na segunda jornada do grupo (A) o destaque vai para o frente-a-frente as selecções de Angola e Moçambique, os únicos países falantes da língua portuguesa nesta prova. As angolanas vem de uma derrota por duas bolas a zero diante das anfitriãs da África do Sul.
Em 2021, as duas nações empataram por 2-2. De resto, será um encontro para o ajuste contas pendentes, uma vez que jaz na memória das moçambicanas a primeira derrota averbada diante de Angola (3-1), no dia cinco de Agosto de 2019, onde a artilheira moçambicana Violeta David (8´) foi a autora do tento de honra.
Volvidos quatro anos, as duas selecções reencontram-se no mesmo palco e com as ambições reforçadas. Será com este resultado em mente, que as trinadas de Luís Fumo irão procurar contrariar as “Welwitschias Mirabilis”, alcunha da equipa angolana treinada por Sousa Garcia.
A prova é composta por 12 equipas divididas em três grupos, cada um com quatro. Segundo o regulamento da competição, apenas a melhor classificada de cada grupo avançará para as meias-finais, juntamente com o segundo melhor classificado de todos. (LANCEMZ)