Os jogadores da selecção  nacional de futebol, Mambas, viram o "/> Os jogadores da selecção  nacional de futebol, Mambas, viram o "/>
desporto mocambicano

Mambas encaixam 100 mil Meticais pelos quartos e igual valor se chegarem às meias-finais do CHAN-2022

  • 1323

Os jogadores da selecção  nacional de futebol, Mambas, viram o prémio pela qualificação aos quartos-de-final do CHAN-2022 ser incrementado dos iniciais 40 mil Meticais para um total de 100 mil Meticais que já cantam nas contas dos 23 atletas do conjunto nacional, bem como dos membros da equipa técnica e de apoio do combinado nacional que este sábado mede forças diante do Madagáscar para o acesso às meias-finais do Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores que actuam localmente, prova que decorre na Argélia.

 

Por Alfredo Júnior

 

Com efeito, depois do braço-de-ferro entre os jogadores e a Direcção da Federação Moçambicana de Futebol e que culminou com a subida do prémio para 75 mil Meticais, o Governo moçambicano decidiu intervir no diferendo tendo assegurado o pagamento de um adicional de 25 mil Meticais, fazendo com que o prémio pela qualificação à segunda fase aumentasse para 100 mil Meticais.

 

A FMF e os jogadores acordaram em fixar o montante de 100 mil Meticais de prémio caso os Mambas atinjam às meias-finais desta competição e em caso de qualificação para a final do CHAN-2022 os pupilos de Chiquinho Conde deverão receber o prémio de 150 mil Meticais.

 

CAMPANHA DO CHAN-2022 JÁ RENDEU 330 MIL METICAIS AOS MAMBAS

 

Entretanto, desde o arranque da campanha de qualificação ao CHAN-2022 os jogadores que estiveram em todos jogos até aqui disputados já encaixaram a cifra de 330 mil Meticais relativos aos prémios pagos pela FMF e pelo Governo. Ou seja, pelo afastamento da Zâmbia na primeira eliminatória os Mambas receberam o prémio de 40 mil Meticais, igual valor foi atribuído pelo afastamento do Malawi, acrescendo o 150 mil Meticais anunciados como prémio pela qualificação a prova que tem lugar na Argélia e os 100 mil Meticais atribuídos pela chegada as meias-finais, segundo nos afiançou uma fonte da FMF.

 

A mesma fonte revelou que o organismo máximo do futebol nacional, com comparticipação do Governo, já investiu cerca de 13.6 milhões de Meticais (cerca de 200 mil dólares americanos) na premiação atribuída aos Mambas só para a campanha relativa ao CHAN-2022.

 

Refira-se que pela qualificação aos quartos-de-final e na sequência do incremento em 60% da premiação relativa ao CHAN-2022, a FMF já tem assegurado o encaixe de 400 mil dólares americanos (cerca de 27 milhões de Meticais) e caso os Mambas cheguem às meias-finais esse valor deverá crescer para 500 mil dólares americanos atribuídos pela Confederação Africana de Futebol (CAF) que prevê atribuir o prémio

 

A premiação total destinada ao torneio aumentou para 7.9 milhões dólares americanos contra os 5.450 milhões que foram pagos a todos os países que participaram da edição anterior do torneio, há dois anos. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .