desporto mocambicano

Mambas descem um lugar no ranking da FIFA de Julho de 2023

  • 1407

A selecção nacional de futebol Mambas desceu um lugar na classificação mundial divulgada pelo organismo máximo do futebol mundial, FIFA. Na actualização do Ranking divulgada a 18 de Julho, o combinado nacional ocupa o 104º lugar, contrariamente a anterior 103ª posição, contando com 1208.83 pontos.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Apesar da queda na classificação mundial, Moçambique conta com mais 3.05 pontos que no anterior Ranking da FIFA divulgado no mês de Junho, sendo que ao nível do continente africano ocupa a 23ª posição. Ao nível da CAF, Marrocos (1ª no continente) apesar de ter descido dois lugares continua a selecção melhor classificada, ocupando o 14º ao nível mundial, com um total de 1669.44 pontos, sendo seguido pelo Senegal que é 19º com 1623.34 pontos e desceu um lugar, enquanto que o Egipto manteve-se na 36ª posição (3º em África) com 1502.34 pontos.

 

Esta classificação foi divulgada após a disputa do Euro 2024 e da Copa América, que foram ganhas pela Espanha e Argentina. O título europeu rendeu um salto de cinco posições para a Roja no Ranking Mundial Masculino da FIFA/Coca-Cola, enquanto a conquista da Copa América fez a Argentina aumentar sua vantagem na liderança.

 

Três competições continentais e uma infinidade de amistosos internacionais foram realizados em junho e julho, com nada menos que 125 partidas disputadas em todo o mundo, gerando bastante movimentação na última edição do Ranking Mundial Masculino da FIFA/Coca-Cola. Depois de defender com sucesso o título da CONMEBOL Copa América, a Argentina (1ª) reforça sua posição no topo da pilha. A França (2º) continua a ser o adversário mais próximo, depois de ter alcançado as semifinais da UEFA EURO 2024.

A recém-coroada campeã europeia Espanha (3º, subindo 5 posições) tem ainda mais motivos para comemorar depois de se colocar entre os três primeiros do ranking, enquanto a finalista derrotada, Inglaterra (4º, ganhando uma posição) está logo atrás do grupo líder, tendo ultrapassado o Brasil, agora em quinto.

A Bélgica (6º, queda de 3) encontra-se agora fora dos cinco primeiros, com a Holanda (7º) e Portugal (8º, queda de 2) vêm logo atrás. A despeito do doloroso revés na final da Copa América, a Colômbia (9º, subindo 3) pode encontrar consolo em seu respeitável retorno aos dez primeiros, enquanto a Itália permanece em 10º. Dentro do top 50, duas seleções subiram espectacularmente na classificação depois de terem chegado às quartas-de-final das respectivas competições continentais – Turquia (26º, subida de 16) e Venezuela (37º, subida de 17).

Outros avanços notáveis foram conseguidos pelo Panamá (35º, subindo 8 posições) e pelo Canadá (40º, subindo 8 posições), ambos com um desempenho admirável em solo norte-americano.

 

A Nova Zelândia, vencedora da Copa das Nações Masculinas da OFC (94º, subindo 13) está de volta entre os 100 primeiros após um hiato de sete anos, enquanto outras nações do Pacífico também fizeram progressos notáveis, incluindo Fiji (153º, subindo 13) e Vanuatu (162º, subindo 8 ).

 

A próxima edição do Ranking Mundial Masculino FIFA/Coca-Cola será publicada em 19 de setembro de 2024. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .