A selecção nacional de futebol, Mambas, cumpriu na manhã deste domingo, 9 de Junho, o seu único treino em Casablanca, Marrocos, antes do embate desta segunda-feira, 10, frente à Guiné Conacri, integrado na quarta jornada da fase de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, prova que vai ter lugar em três países, nomeadamente, Estados Unidos da América, Canadá e México.
Por Alfredo Júnior, em Casablanca
O treino realizou-se depois de uma viagem longa e cansativa entre as cidades de Maputo e de Casablanca, trajecto esse que observou uma escala na capital portuguesa, Lisboa, percurso que levou perto de 20 Horas de duração.
Daí que Chiquinho Conde realizou um treino ligeiro e lúdico, destinado à recuperação física dos jogadores que estiveram no jogo frente a Somália e que teve lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, no qual Moçambique ganhou por duas bolas a uma. Conde considerou os jogadores de guerreiros, com capacidade física e mental para recuperarem de todas mazelas e adversidades a que estiveram sujeitos.
“Vocês foram testemunhas do desgaste físico e mental causado pela longa viagem, mas estes jogadores são guerreiros, são fantásticos e estão aqui em prol da nação. Estamos a fazer este treino que poderia ser a noite e no estádio do jogo, mas preferi que fosse de manhã para evitar novo desgaste da viagem, pois o Estádio aonde vamos jogar situa-se há mais de 100 quilómetros de onde estamos hospedados e queria evitar mais duas horas de uma viagem longa, então preferi arranjar um espaço mais próximo para fazer este treino lúdico e de recuperação, previlégiando aquilo que é o nosso princípio de jogo”, disse Chiquinho Conde.
VEJA O RESUMO DO JOGO COM A SOMÁLIA
ANTEVISÃO DE JOGO DIFÍCIL FRENTE A GUINÉ CONACRI
Conde antevê um jogo difícil frente a Guiné Conacri, sobretudo pelo facto de o adversário ter registado uma vitória por duas bolas a uma na deslocação à casa da Argélia, sendo que na sessão de treinos dedicou-se a corrigir os aspectos que não estiveram bem no embate frente a Somália.
“Privilegiamos aspectos de ligação defesa-ataque, em que tivemos dificuldades no último jogo, estamos a criar essas sinergias entre os jogadores, visto que no contexto de selecção temos pouco espaço e tempo para trabalhar. Será um jogo difícil como todos os outros, Guiné Conacri está motivada, foi ganhar a Argélia por dois a um, e no nosso grupo estão quatro selecções com seis pontos. Nota-se um semblante animador no seio dos jogadores, temos uma grande responsabilidade não estamos aqui apenas para jogar pelas nossas famílias, estamos aqui por 30 milhões de habitantes, pelo que é importante transformar essas adversidades na nossa energia para conseguirmos superar o adversário e para conseguirmos ganhar algo onde as pessoas menos esperam”, referiu o timoneiro dos Mambas.
CONDE ESTUDA ALTERNATIVAS PARA AUSÊNCIA DE MEXER
Para o jogo desta segunda-feira, Chiquinho Conde não vai poder contar com a presença de Édson Sitóe, ou simplesmente Mexer, que ficou em Maputo, dispensado pelo Seleccionador Nacional para atender situações familiares, mas o timoneiro dos Mambas diz que não faltam alternativas para fazer face a ausência do experiente defesa central e um dos vice-capitães da equipa de todos nós.
“É por essas situações que sempre convoco dois jogadores para cada posição e normalmente tenho privilégio de ter jogadores que fazem duplas funções, são polivalentes. Infelizmente não está o Mexer por questões familiares, e espero que ele resolva essa situação, eu privilegio a família que está sempre em primeiro lugar, independentemente de estarmos aqui numa missão patriótica, sabemos quanto ele sofre por não estar aqui, no início desta campanha ele sempre mostrou disponibilidade mesmo estando em dificuldades. Temos outros jogadores, temos o Malembana, o Reinildo que também faz a vez de central, temos o Edmilson e o Nené também, vamos ver como vamos ajustar do ponto de vista técnico táctico, podemos jogador com três centrais, tudo tem haver com aquilo que nós treinamos, com aquilo que já perspectivamos à semelhança de alguns jogos que nós já fizemos no CAN”, explicou Conde.
PEPO FALA DA SUA NÃO UTILIZAÇÃO
O jogo Guiné Conacri - Moçambique está agendado para as 20 Horas de Casablanca, 21 de Maputo, e vai decorrer no Estádio Ben Hammed El Abdi, na cidade de El Jadida, que se situa há 100 quilómetros da cidade onde os Mambas estão concentrados. (LANCEMZ)