desporto mocambicano

Mambas conhecem adversários do Torneio COSAFA a 26 de Maio

  • 917

É já esta sexta-feira, 26 de Maio, que a selecção nacional de futebol ficará a conhecer os adversários na 21ª edição do Torneio COSAFA que já tem datas definidas e que vai acontecer na cidade costeira sul-africana de Durban, de 5 a 16 de Julho. O sorteio da fase de grupo acontecerá logo após a Assembleia Geral Anual da COSAFA, que será realizada em Joanesburgo.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O torneio COSAFA 2023 será disputado num novo formato que contará com a participação de 12 selecções, divididas em três grupos de quatro formações, com os três primeiros colocados e o melhor segundo colocado avançando para as semifinais.

 

A anfitriã África do Sul, a Zâmbia, vencedora do ano passado, e a Namíbia, vice-campeã de 2022, serão as cabeças-de-série nos três grupos.

 

Com o novo formato da competição a COSAFA pretende dar tempo de jogo vital para jogadores e treinadores das selecções ainda para a última jornada da eliminatória para a fase final do CAN-2023- Copa Africana de Nações e fornecerá a tão necessária exposição internacional os atletas a serem seleccionados em cada país.

 

Os jogos da fase de grupos da Taça COSAFA 2023  serão disputados de 5 a 12 de Julho, com as semifinais marcadas para 14 de Julho e a final e a disputa do terceiro lugar terão lugar no Estádio King Zwelithini dois dias depois.

 

O novo modelo do torneio é uma mudança em relação ao formato anterior em que eram dois grupos de quatro selecções e outros seis times entravam directamente para os quartos-de-final. Este ano também não haverá competição para as classificativas.

 

O novo formato garante que cada país jogue no mínimo três e no máximo cinco partidas ao longo da competição. Também permite dias extras de descanso entre a maioria dos jogos da fase de grupos, um impulso para o bem-estar do jogador.

 

ZIMBABWE E ZÂMBIA OS MAIS TITULADOS

 

As 21 edições anteriores da Copa COSAFA tiveram grandes atuações e jogos incríveis que foram escritos no folclore do futebol da região Austral de África, mas apenas cinco nações podem reivindicar ter levantado o cobiçado troféu.

 

Zimbabwe e Zâmbia estão juntos com seis vitórias cada, com a África do Sul (cinco), Angola (três) e Namíbia (uma) sendo as únicas outras seleções a conquistar a glória regional.

 

Moçambique, Malawi e Botswana foram finalistas duas vezes, mas acabaram perdendo em ambas as ocasiões. Lesoto (2000) é a única outra equipe COSAFA a chegar à decisão, com Senegal sendo a primeira nação convidada a fazê-lo em 2021.

 

A Copa COSAFA dá início a um agitado calendário de eventos para a COSAFA no segundo semestre de 2023, com até nove torneios planeados até o final do ano. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .