É já esta quinta-feira, 20 de Março, que os Moçambique enfrenta a sua congénere do Uganda para a qui "/> É já esta quinta-feira, 20 de Março, que os Moçambique enfrenta a sua congénere do Uganda para a qui "/>
desporto mocambicano

Mambas com ambição máxima frente ao Uganda com sonho do Mundial no horizonte

  • 233

É já esta quinta-feira, 20 de Março, que os Moçambique enfrenta a sua congénere do Uganda para a quinta jornada do Grupo G de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, a ter lugar nos Estados Unidos da América, Canadá e México. A partida terá lugar no Estádio Internacional do Cairo, pelas 15 Horas, à mesma hora de Maputo. 

 

Por Alfredo Júnior, em Cairo 

 

Quando faltam menos de 24 horas para o jogo e depois de três dias de intenso trabalho na cidade do Cairo, o selecionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, diz que os Mambas já estão prontos para o embate que terá lugar esta tarde.  

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

“O mais importante neste momento, depois de todas as vicissitudes normais das deslocações em África, nós conseguimos reunir todos os jogadores na segunda-feira, o que foi fantástico e deu para podermos recapitular um pouco daquilo que seria a nossa metodologia do treino. Chegado a esse momento, acho que estão reunidas as condições para nós podermos fazer um bom jogo. Verificamos o campo onde nós iremos realizar a partida, um estádio da seleção egípcia excelente. Espero, sinceramente, que a temperatura esteja amena para também ajudar que os meus jogadores desfrutem do momento. Eu e a nossa equipa técnica fizemos o trabalho devido e agora é tempo dos jogadores pegarem nessa ferramenta, desfrutarem e aproveitar essa oportunidade, porque trata-se de uma qualificação para o Campeonato do Mundo, onde a nossa ambição é máxima. Temos um sonho desde que nós iniciamos a nossa campanha. Conseguimos consecutivamente duas qualificações para o CAN e temos esse sonho. Algumas soluções menos cotadas a nível da África já o conseguiram estar no Campeonato do Mundo, falo precisamente da Angola. E por que não termos o privilégio de poder augurar uma posição de excelência e estar entre os melhores”, disse Conde na antevisão ao jogo.

 

VENCER UGANDA PARA CONTINUAR A SONHAR

 

Conde reconheceu o potencial da seleção do Uganda, que segue com seis pontos na tabela classificativa abaixo de Moçambique, mas está melhor posicionada no ranking da FIFA. 

 

“Temos adversários pela frente como o Uganda, extremamente fortes, que em termos de ranking está acima de nós, e depois a Argélia. Mas focando neste propósito do nosso adversário o Uganda, uma equipa forte fisicamente, mas também tem as suas fragilidades e vamos observar juntamente, logo à noite, com toda a equipa, definirmos o nosso plano de jogo e depois acreditarmos sempre, respeitando com humildade os nossos adversários, neste caso a seleção da Uganda, e divertirmos”, referiu Conde. 

 

O selecionador nacional disse que Moçambique quer continuar a sonhar  com uma presença no Mundial de Futebol, respeitando o adversário, que terá pela frente, porém, não deixando de encarar esta etapa com otimismo. 

VEJA O ULTIMO TREINO DOS MAMBAS

“Outrora, Moçambique só fornecia pontos aos adversários, hoje já conseguimos disputar tête-a-tête com todos os adversários, para, quiçá, conseguirmos esse lugar do pódio que nos leva aos palcos mundiais. Este é o nosso sonho, temos o direito de o fazer, mas vamos encará-lo com tranquilidade, mas com muito optimismo”, comentou o Seleccionador Nacional. 

 

EDMILSON TRANSMITE MOTIVAÇÃO DO GRUPO

 

Quem também aborda a partida com otimismo é o defesa Edmilson Dove, que ainda assim reconhece o potencial da equipa adversária. 

 

“O pessoal que cá se encontra está todo motivado e, claro, o foco agora está virado para o jogo que vamos ter esta quinta-feira e acredito que é da responsabilidade de todos nós, como jogadores, ouvirmos e recapitular tudo aquilo que os treinadores têm vindo a transmitir desde a chegada do mister  Chiquinho. Acredito que muitas das coisas ficam, mas claro, existe sempre aquela necessidade de lembrar e reviver as ideias e todos estamos concentrados e esperamos fazer um bom jogo”, referiu o defesa para depois acrescentar que “acho que a posição na classificação  agora não dita muita coisa e, como eu sempre digo, o maior foco somos nós. Claro, vamos ter a cautela, como o mister disse, de observar algumas coisas que são precisas de observar, mas o mais importante é tentarmos acertar todos aqueles pontos que o treinador acha que temos que acertar e nos concentrarmos somente naquilo que são as nossas ideias de jogo e, claro, com esperança de chegar, fazer tudo certo em campo”.

 

CONHEÇA O ESTÁDIO INTERNACIONAL DO CAIRO

Dove regressou aos Mambas depois de mais de seis meses em que esteve a recuperar de uma lesão e agradece a confiança que lhe foi dada pelo Seleccionador Nacional. 

 

“Primeiro, se calhar, agradecer a confiança que o Mister Chiquinho tem sempre mostrado em mim, não só em mim, como em muitos outros jogadores, mas vou falar do meu caso em particular. É sabido que eu estive lesionado com a ruptura no tendão de Aquiles e parei por quase sete ou oito meses e receber uma convocatória da seleção numa altura dessas que, por mais que eu saiba que estou há alguns anos aqui, mas a confiança que o treinador tem demonstrado em mim é de apreciar. E, claro, como ele disse, estou sempre motivado, assim como tantos dos meus colegas, e o mais importante para mim é chegar aqui, trabalhar e fazer de tudo para que a confiança que o Seleccionador  teve em mim não seja em vão, mas também estou realmente muito feliz porque encontrei aqui não só amigos, tenho aqui irmãos que alguns jogaram comigo nos escalões de formação nos mesmos clubes e isso é uma família. Então, sempre quando estamos nesse espaço é motivo de gratidão, honra, porque também sabemos que não fazemos somente por nós próprios”, referiu Dove. 

 

O jogo Moçambique-Uganda, a contar para a quinta jornada do Grupo G de qualificação ao Mundial 2026, terá a arbitragem de Pierre-Gislin Atchou, do Gabon, que será auxiliado por Boris Molaire de Tsonga, também do Gabon, que assumirá a tarefa de primeiro ao assistente, coadjuvado pela camaronesa Karine Azitampong, Foumo, segundo assistente, enquanto que Fiori Moukang, do Gabon, será o quarto árbitro. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .