A delegação da selecção nacional de futebol desembarcou na manhã desta quarta-feira no Aeroporto Internacional de Mavalane, depois de ter garantido a qualificação para o CAN Marrocos 2025 com uma vitória por 1-2 diante da Guiné-Bissau. Numa altura em ainda se celebra a qualificação ao CAN, Chiquinho Conde já projecta a eliminatória de apuramento ao CHAN diante da Zâmbia, a ter lugar em Dezembro.
Por Redacção LanceMZ
O selecionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, afirma que a qualificação para o CAN é fruto de muito trabalho aliado ao apoio incondicional do povo moçambicano e, por isso, dedica a vitória ao povo.
“Foi uma vitória brilhante, fantástica... Dedicar essa vitória ao povo moçambicano sabemos a situação que o país se encontra. Obviamente que nós somos parte integrante desse povo, queremos minimizar e contribuir para que de facto a felicidade reine no seio deles pese embora todas as dificuldades, todas as lutas, por isso bem haja Moçambique, bem haja "Mambas" e muito obrigado a todos”, compartilhou o seleccionador do Mambas.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Por outro lado, o defesa da selecção nacional, Nené, é apologista de que Moçambique tem qualidade suficiente para fazer uma boa prestação no CAN de Marrocos, tendo dito que as ilações tiradas da última participação serão uma mais-valia para os “Mambas”.
“Nós já estivemos e eu acho que tiramos ilações suficientes da última experiência, para podermos fazer deste CAN de Marrocos um CAN diferente daquele que fizemos. Vamos defrontar equipas que já estamos acostumados, então eu acho que estamos capacitados para fazer um bom CAN em Marrocos”, sublinhou o jogador da Black Bulls.
ESTRUTURA PARA CHAN ESTÁ MONTADA
Com o fim da fase de qualificação ao CAN, Moçambique começa a perspectivar a partida da última eliminatória do CHAN interno frente a Zâmbia, e o seleccionador nacional, sublinhou que a base da selecção será a mesma que disputou a prova na Argélia.
“Eu acho que a base da seleção está aí, por exemplo nesta seleção temos normalmente 13 jogadores que são o habitué e que jogam no Moçambola e depois temos os outros que participaram no CHAN na Argélia, que estão em actividade e podem integrar a selecção nacional”, disse o seleccionador nacional.
Chiquinho Conde, avançou que a equipa técnica já tem traçado a lista dos jogadores que pretende convocar para o estágio a ter início no próximo dia 09 de Dezembro.
“Já temos mais ou menos um alinhavar dos jogadores que nós pretendemos convocar, temos agora esta fase final da taça de Moçambique e ver quais são as condições físicas para depois começar um estágio no dia 9. A ABB felizmente está a competir e será seriamente a equipa que vai contribuir com mais jogadores”, completou.
A primeira mão da partida entre Moçambique e Zâmbia será disputada entre os dias 20 a 22 de Dezembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, e, entre os dias 27 e 29 do mesmo mês, os Mambas deslocam-se para a Zâmbia para o encontro da segunda mão do CHAN 2025 co-organizada pelo Quénia, Uganda e Tanzânia, de 1 a 28 de Fevereiro de 2025. (LANCEMZ)