A selecção nacional de futebol, Mambas, caiu cinco lugares no Ranking da FIFA passan "/>  

A selecção nacional de futebol, Mambas, caiu cinco lugares no Ranking da FIFA passan "/>

desporto mocambicano

Mambas caem cinco lugares no Ranking da FIFA após dupla derrota com Senegal

  • 807

 

A selecção nacional de futebol, Mambas, caiu cinco lugares no Ranking da FIFA passando a ocupar o lugar número 119, segundo a última actualização da classificação do organismo máximo do futebol mundial a ser divulgada a 6 de Abril. A Argentina ascendeu ao primeiro lugar do ranking da FIFA, caindo o Brasil para a terceira posição, com a França a subir à vice-liderança.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Moçambique encerrou o ano de 2022 na 114ª posição no Ranking da FIFA- Federação Internacional de Futebol, na atualização da classificação divulgada a 21 de Dezembro, e na primeira classificação relativa ao ano de 2023 os Mambas desceram cinco lugares contando com 1158,03 pontos, ou seja, menos 5,53 pontos que a anterior actualização.

 

O combinado nacional não resistiu a dupla derrota frente ao Senegal, 5-1 na deslocação a Dakar e 0-1 na recepção aos Leões de Teranga no Estádio Nacional do Zimpeto, a contar para a terceira e quarta jornadas da fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações - CAN-2023, a ter lugar no próximo ano na Costa do Marfim.

 

A posição mais alta que Moçambique já atingiu no Ranking da FIFA foi o 66º lugar  a 19 de Novembro de 1997 quando ostentava 40 pontos nessa classificação mundial.

 

Entretanto, após um ano ocupando o posto de seleção número um do planeta, o Brasil deixará a liderança do ranking da FIFA. Com a derrota por 2 a 1 para Marrocos, em um jogo amigável  disputado no sábado, que marcou o reinício das suas atividades depois do Mundial  do Qatar-2022, a selecção pentacampeã mundial perdeu a primeira (e também a segunda) colocação na lista organizada pela entidade que gerencia o futebol global

 

Na classificação que será divulgada ao público no dia 6 de Abril (quinta-feira),a selecção  canarinho aparecerá na terceira posição, com 1834,14 pontos, seis pontos a menos do que possuía na edição anterior, liberada no fim de Dezembro.

 

A nova líder do ranking da FIFA será a Argentina, que até então ocupava o segundo lugar. Vencedora do Mundial-2022, a equipe de Messi saltará para o topo graças às vitórias sobre Panamá (2 a 0) e Curaçao (7 a 0) e alcançará a marca de 1840,91 pontos.

 

Derrotada pelos argentinos na decisão do Mundial do Qatar, a França é a outra seleção que deixará o Brasil para trás. Após largar com duas vitórias nas eliminatórias do Euro-2024 (sobre Holanda e Irlanda) os "Bleus" chegarão a 1838,44 pontos.

 

Curiosamente, apesar da mudança na liderança, as seleções presentes no top 10 do ranking permanecerão as mesmas da lista anterior. Argentina e Brasil continuarão sendo os únicos intrusos em um mar formado por oito representantes da Europa.

 

O ranking da FIFA existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de Série dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando começou a utilizar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .