A selecç&a "/>  

A selecç&a "/>

desporto mocambicano

Mambas a um ponto dos quartos-de-final do CHAN-2022  

  • 155

 

A selecção nacional de futebol de Moçambique, Mambas, está a um ponto de continuar a fazer história no Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores que actuam localmente, pois depois de terem derrotado a Líbia por 3-2 no jogo da segunda jornada podem chegar pela primeira vez aos quartos-de-final do CHAN-2022. Para tal, precisam de no mínimo empatar no jogo da terceira jornada diante da Argélia que já tem o passaporte carimbado para a segunda fase da competição, após vencerem a Etiópia por uma bola a zero.

 

Por Alfredo Júnior

 

Quando pelas 21 Horas deste sábado os pupilos de Chiquinho Conde desceram ao relvado do novinho Estádio Nelson Mandela, em Argel, os jogadores já terão inscrito os seus nomes nas páginas da história do futebol moçambicano, porquanto a vitória na partida diante do Líbia os Mambas chegaram a primeira vitória da selecção nacional num Campeonato Africano, seja ele CAN ou CHAN.

 

Agora Moçambique vai a procura de outro marco histórico que está ao seu alcance que é chegar aos quartos-de-final. Para tal e para não depender de terceiro, um empate com ou sem golos será suficiente para chegar à segunda etapa desta competição.

 

AS CONTAS PARA A QUALIFICAÇÃO

 

Caso empate com os argelinos, os Mambas vão somar cinco pontos na tabela classificativa do Grupo A, terminando a primeira fase na segunda posição, atrás da anfitriã Argélia que foi a primeira selecção a qualificar-se para os quartos, após vencer por duas vezes na competição.

 

Em caso de derrota, os Mambas ainda podem conseguir a qualificação, desde que a Etiópia não vença o confronto que vai disputar com a Líbia. Os etíopes contam com um ponto e os líbios ainda não pontuaram nesta partida.

 

Porém, um triunfo da Etiópia conjugado com derrota de Moçambique, as duas selecções ficariam empatadas com quatro pontos, devendo recorrer-se aos critérios de desempate onde se destacam a diferença de golos. Nesta altura os Mambas chegam à última jornada com três golos marcados e dois sofridos, enquanto que a Etiópia conta com um golo marcado e nenhum sofrido.

 

E com este cenário que os Mambas partem para o jogo deste sábado, sendo que certamente que tudo farão para não depender de terceiros nestas contas da qualificação para os quartos-de-final desta competição disputada em terras argelinas.

 

MAMBAS MOTIVADOS

 

Para o jogo deste sábado, motivação é o que não falta no seio dos Mambas que tem transmitido um espírito de união ao longo desta campanha que está a surpreender os mais cépticos. É que depois do empate na partida frente à Etiópia eram poucos os moçambicanos que acreditavam que os Mambas pudessem dar a volta por cima e conseguir estar entre as selecções que surpreendem nesta competição.

 

Os jogadores querem continuar a transcender-se para continuar a alegrar o povo moçambicano com mais um resultado que pode elevar ainda mais a história da participação de Moçambique neste tipo de competição. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .