A selecção nacional de futebol, Mambas, deixa esta segunda-feira, 20 de Março, a capital moçambica "/> A selecção nacional de futebol, Mambas, deixa esta segunda-feira, 20 de Março, a capital moçambica "/>
desporto mocambicano

Mambas à caminho de Dakar para enfrentar leões de Sadio Mané

  • 442

A selecção nacional de futebol, Mambas, deixa esta segunda-feira, 20 de Março, a capital moçambicana, Maputo, com destino a Dakar, onde no próximo dia 24 defronta a sua congénere do Senegal, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo L de qualificação ao Campeonato Africano das Nações CAN-2023, agendado para ter lugar na Costa do Marfim. Na bagagem, o combinado nacional leva a força de vontade para enfrentar os actuais campeões africanos que vão registar o regresso do seu capitão Sadio Mané que esteve ausente por lesão do Mundial 2022 disputado no Qatar.

 

Por Alfredo Júnior

 

De Maputo partem 15 dos 23 jogadores convocados, sendo que o grupo é composto pelos atletas que militam internamente e na vizinha África do Sul, para além de elementos que fazem parte da equipa técnica, médica e de apoio da selecção nacional, bem como o Vice-Presidente da Federação Moçambicana de Futebol para a Administração e Finanças, Jorge Bambo, que vai chefiar a delegação.

 

Da Europa deverão seguir viagem os restantes 8 jogadores convocados, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde e o Vice-Presidente da FMF para as Selecções Nacionais, Martinho “Paito” Mucuane. 

 

O combinado nacional vai chegar e encontrar-se a 21 de Março em Dakar, estando prevista a realização de um treino horas depois à chegada a capital senegalesa, onde o timoneiro dos Mambas vai realizar toda a preparação do 11 nacional para este primeiro dos dois embates que os Mambas vão disputar frente ao combinado de Sadio Mané, um dos melhores jogadores do continente africano.

 

GENY E INFREN DE FORA DA CONVOCATÓRIA

 

O médio-ofensivo Geny Catamo, que actua pelo Marítimo de Portugal, e o defesa-direito Ifren Matola, da União Desportiva do Songo, são baixas confirmadas na convocatória dos “Mambas para este duplo confronto com os Leões de Teranga.

 

Tal como o LanceMZ havia avançado na sua última edição, Geny Catamo está ainda sob cuidados do departamento médico do Marítimo de Portugal que acabou por não dispensar o internacional moçambicano para os trabalhos dos Mambas, tendo em conta que está a recuperar de mazelas físicas que o colocaram fora dos últimos jogos disputados pelo clube insular.

 

Catamo voltou a ressentir-se de problemas na coxa, com dores musculares que surgiram após tomar parte no jogo em que o Marítimo derrotou por 3-1 ao Santa Clara, referente à 22ª jornada da Liga Portuguesa.

Por seu turno, Infren Matola vinha bem fisicamente, tendo se lesionado no jogo da Supertaça frente ao Ferroviário de Maputo, a 9 de Março corrente, na Maxixe. O defesa direito esteve a bom plano nessa partida, mas acabou substituído na segunda parte, ressentindo-se de uma lesão que o afastará dos relvados durante algumas semanas.

 

Para ocupar as vagas abertas com a indisponibilidade de Geny Catamo e Ifren Matola, Chiquinho Conde promoveu a chamada de dois jogadores que estiveram recentemente no CHAN-2022, nomeadamente o atacante Melque Alexandre, da Black Bulls, e o defesa Domingos “Mexer” Macandza, do Costa do Sol.

 

Recordar que na convocatória para este duplo confronto, Conde chamou pela primeira vez o guarda-redes Gion Chande, do Futebol Club Vaduz, do Liechtenstein e que milita no futebol suíço.

 

CONSOLIDAR A SEGUNDA POSIÇÃO

 

Moçambique parte para o Senegal com o objectivo de consolidar a segunda posição da tabela classificativa do Grupo L, tendo em conta que segue com quatro pontos, fruto de uma vitória e um empate, estando a menos dois pontos que o líder Senegal.

 

Para a fase final da CAN'2023, que irá decorrer no próximo ano na Costa do Marfim, qualificam-se os dois primeiros de cada grupo, exceção feita ao grupo do país anfitrião (Grupo H), em que apenas está um lugar em disputa, visto que os costa-marfinenses têm já lugar assegurado.(LANCEMZ)

 

 

 

Lista dos convocados:

 

GUARDA-REDES

 

Gion Chande - Futebol Clube Vaduz

Ivane Urrubal - Associação Black Bulls

Victor Guambe - Costa do Sol

 

DEFESAS

 

Zainadine Júnior - CS Marítimo

Edson “Mexer” Sitoe – Estoril Praia

Martinho Thauzene - Associação Black Bulls

Edmilson Dove - Kaizer Chiefs da África do Sul

Domingos Macandza (Mexer)- Costa do Sol

Clésio Baúque - FC Honka da Finlândia

Bruno Langa - GD Chaves

Francisco Muchanga - Costa do Sol

 

MÉDIOS

 

Manuel Kambala - Maguesi FC

Shaquille Nangy - Ferroviário de Maputo

Luís Miquissone - Al-Ahly do Egipto

Amade Momade - União Desportiva de Songo

Elias Pelembe - Royal AM

Dário Melo - União Desportiva do Songo

 

AVANÇADOS

 Stélio Ernesto - Ferroviário de Nampula

Melque Alexandre – Black Bulls

Gildo Vilanculos - Amora FC

Witness Quembo - Nacional da Madeira

Isac Carvalho - Costa do Sol

Stanley Ratifo - CfR Pforzheim

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .