O defesa central David Malembane vai juntar-se a Geny Catamo na lista dos jogadores indisponíveis na selecção de Moçambique para o primeiro jogo frente ao Egipto que os Mambas vão fazer no Campeonato Africano das Nações - CAN-2023, no próximo domingo, 14 de Janeiro, no Estádio Félix Houphouet- Boingny.
Por Alfredo Júnior, em Abidjan
O facto foi confirmado pelo médico dos Mambas, Mussá Calu, que referiu que confirma-se a preocupação levantada pelo Seleccionador Nacional, Choquinho Conde, na primeira sessão de treinos realizada em Abidjan, em que Malembane ao disputar uma bola no algo teve uma contusão muscular, que o coloca sob observação médica.
“Este tipo de lesões leva no mínimo oito dias para a sua recuperação total, após ter sido instituído um tratamento rigoroso, biliário e com monitorização constante, para evitarmos que haja uma falha na evolução desta patologia, hoje está a fazer um treino muito reduzido é muito limitado para manter a força muscular do seu organismo em actividade, penso que ao fim de oito dias ou antes ele estará em condições de praticar actividades desportivas na totalidade”, disse Mussá Calu.
Devido a este quadro clínico, a presença de Malembane no jogo do próximo domingo está em dúvida, sendo que nova avaliação será feita na véspera da partida.
“É provável que ele ainda não esteja em condições, mas continuaremos a monitorizar o atleta bidiariamente e conforme a evolução vamos permitir o seu retorno ou não aos treinos, portanto no último aprumo ou seja um dia diante do Egipto, será monitorizado, será de novo reavaliado nas suas funções locomotoras para ver se a lesão que contraiu está debelada ou persistente, e se continuar persistente vamos solicitar ao treinador Chiquinho que o dispense é que continue a fazer o tratamento e a avaliação que nos permita concluir que a lesão está debelada”, disse o médico dos Mambas.
Os restantes 22 jogadores que estão em Abidjan, estão clinicamente aptos e à disposição de Chiquinho Conde e participaram intensamente no treino desta quarta-feira, 11 de Janeiro, no Centro Técnico da Federação de Futebol da Costa do Marfim. (LANCEMZ)