O Primeiro-Ministro, "/>  

O Primeiro-Ministro, "/>

desporto mocambicano

Maleaine assegura apoio de 33 milhões de moçambicanos a missão que vai a Paris 2024

  • 1255

 

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleaine, despediu-se na manhã desta quarta-feira, 3 de Julho, da Missão Moçambicana aos Jogos Olímpicos Paris 2024 que vão ter lugar na capital francesa de 26 de Julho a 12 de Agosto. Maleiane desejou boa viagem à Delegação Moçambicana e desejou que tivessem bom desempenho na luta que lhes espera. 

 

Por Alfredo Júnior 

 

“Neste momento, a única coisa que eu sempre digo a vocês todos é que eu não posso lhes desejar boa sorte. Porque nessa coisa de desporto e sobretudo em algumas modalidades não há sorte, há mesmo luta. Em qualquer modalidade é luta”, disse Maleaine. 

O Primeiro-Ministro  considerou que só pela a presença em Paris 2024 é uma vitória para o país, tendo transmitido o calor dos 33 milhões de moçambicanos que estarão a apoiar os atletas olímpicos.

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

“A única coisa que eu posso lhes desejar é, e não só desejar, mas transmitir o calor que nós vamos transmitindo sempre que vocês estiverem lá. Sabem que tem aqui cerca de 33 milhões a olhar para vocês. E como disse outra vez, sempre é bom não se distrair muito pelo excesso de peso que têm e depois começar a atrapalhar. Nós sabemos que vocês estão a fazer tudo para ter medalha. E por isso mesmo o peso da responsabilidade não pode ser o ponto de distração. É dizer assim, eu estou aqui, é para ganhar. Não há sorte, há luta. Se ganhar, estão 33 milhões que agradecem, mas se perder, também os 33 milhões estão a comigo”, referiu o Primeiro-Ministro.

 

Na ocasião o Primeiro-Ministro ficou a conhecer cinco dos sete atletas que vão à Paris 2024 e que está quarta-feira deixaram o país, nomeadamente Alcinda Panguana dos Santos e Tiago Muxanga, do boxe, Jacira Ferreira, do judo, e Deizy Nhaquila, da vela. Maleiane apelou para que a delegação moçambicana seja pautada pela disciplina ao longo da presença em Paris 2024.

 

“Até agora nunca tivemos problemas, mesmo em situações onde problemas não faltam. Mas toda a equipe técnica, os atletas têm sabido manter essa disciplina que põe Moçambique sempre lá em cima. E é isso que continuamos a esperar de todos vocês. Há pelo menos algumas pessoas que já têm experiência. Estou a ver Alcinda, do boxe. Estava a acompanhar na televisão e vi que estaremos representados pela vela. E depois também vi a judo. Parabéns por terem chegado a esta fase e que vão dignificar o nosso país. E queria também aproveitar o momento para felicitar os treinadores, porque de facto nós temos bons técnicos, mestres. E que as coisas continuem assim naturalmente”, referiu o Primeiro-Ministro.

 

Estes atletas a par de Matthew Lawrence e Denise Donatelli, ambos na natação, que residem em Portugal e Itália, respectivamente partiram com cerca de 15 dias de antecedência para a França com o objectivo de poder participar em estágios pré-competitivos antes da entrada na Vila Olímpica a 19 de Julho. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .