O Costa do Sol já tem definido quem serão as jogadoras que poderão reforçar o seu plantel na fase de qualificação ao “African Women Basketball League”, prova que vai ter lugar de 6 a 12 de Novembro, em Luanda, capital de Angola. Tratam-se da extremo-poste Odélia Mafanela, a base Silvia Veloso e a extremo Stefânia Chiziane.
Por Alfredo Júnior
As três internacionais moçambicanas são jogadoras do Ferroviário de Maputo, sendo que a sua ida como reforços do Costa do Sol surge pela facto de a turma “locomotiva”, vice-campeã nacional, ter desistido da participação nesta competição que apura para a fase final do “African Women Basketball League”, cuja fase final realiza-se de 8 a 17 de Dezembro, no Cairo, Egipto.
Mafanela, Veloso e Chiziane vão juntar-se a outras internacionais moçambicanas que recentemente estiveram no Afrobasket 2023 que decorreu em Kigali, no Ruanda, destacando-se Ingvild Mucauro, Nilza Chiziane, Shelsea Rafael, entre outras que habitualmente fazem parte dos trabalhos do combinado nacional como são os casos de Eleutéria Lhavanguana e Carla Covane.
Isto equivale dizer que Leonel “Mabê” Manhique terá ao seu serviço jogadoras que estão habituadas a participar em grande competições internacionais, algumas das quais ostentam mais de um título de campeãs africanas de clubes de basquetebol sénior feminino.
Assim sendo, Moçambique estará presente nesta competição com apenas uma equipa, neste caso o Campeão Nacional em título, que vai discutir as duas vagas que darão acesso à fase final diante da equipas do Interclube de Luanda e Primeiro de Agosto, ambas equipas de Angola que são as únicas que até aqui confirmaram a sua presença na prova, na condição de anfitriãs. (LANCEMZ)