desporto mocambicano

Mabé orientou Clinic para aprimorar conhecimentos dos treinadores de basquetebol

  • 186

O Pavilhão do Desportivo Maputo foi, neste sábado, 08 de Fevereiro, palco do BAL Advance Coaches Clinic, um evento de capacitação de treinadores organizado por Leonel “Mabé” Manhique, técnico com mais de 10 anos de experiência no basquetebol feminino. A iniciativa visou aprimorar os conhecimentos tácticos e técnicos dos treinadores moçambicanos, com especial enfoque na defesa em bloqueio directo, variações de finalização, além da defesa e ataque em transição.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Na ocasião, o actual treinador da equipa sénior masculina do Costa do Sol explicou que esta formação é parte da sua viagem aos EUA e insere-se no programa de desenvolvimento da Basketball África League (BAL), cuja missão é fortalecer as bases da modalidade no continente.

 

“Este Clinic consiste no programa da BAL que é o desenvolvimento do base de bola a nível da África, particularmente nos treinadores. Foi nesse âmbito que eu estive aqui com os meus colegas de basquetebol, a transmitir este conhecimento, para ver se eles consigam crescer naquilo que é a sua carreira como treinadores e, acima de tudo, começam a implementar nos seus clubes, e nós tenhamos um basquetebol a desenvolver ao nível desejado”, explicou Leonel Manhique.

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

Mabé, realçou ainda que a sessão representa um avanço significativo para o crescimento da modalidade no país, uma vez que permitiu aos treinadores incrementar os aspectos táticos e técnicos, cruciais para o desenvolvimento individual dos atletas.

 

“A sessão traz um ganho maior daquilo que é o desenvolvimento do basquetebol, que os treinadores estejam acompanhados daquilo que é o desenvolvimento do basquetebol a nível mundial. Em termos táticos e técnicos. E, acima de tudo, aquilo que é o trabalho individual que vai ser desenvolvido para aquilo que vai ao conto do coletivo no basquetebol internacional”, reconheceu Leonel Manhique.

 

PARTICIPANTES ELOGIAM A INICIATIVA

 

Por seu turno, os participantes congratularam a iniciativa e sublinharam que para eles, o Clinic ajudou a reforçar detalhes importantes da modalidade, que poderão ser aplicados no trabalho diário nos clubes e academias.

 

“Acho que estamos todos a ter uma oportunidade única não só de aprendizado, mas também de colaboração e entendimento dos detalhes que são importantes no Basquetebol”, disse Deolinda Ngulela, treinadora da equipa sénior do Maxaquene.

 

“Eu penso que foi um Clinic muito rico, pudemos tirar muitos apontamentos que vão nos ajudar no dia nos nossos clubes, nas nossas academias, temos que agradecer a iniciativa do coach Mabé”, explicou o treinador da A Politécnica, José Macuácuà.

 

“Dificilmente temos Clinics no país e tendo principalmente de treinadores experientes na área já a mais de 10 anos, acredito que vai ser uma mais valia para poder acrescentar um pouco mais daquilo que a gente já vem fazendo nos clubes”, completou Sandra Nuvunga, da equipa sénior feminina da A Politécnica.

 

De referir que há um programa de fazer o mesmo trabalho na província de Sofala, concretamente na cidade da Beira, bem como nas cidades de Nampula, Pemba e Lichinga, tal como avançou o organizador do evento. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .