O antigo treinador adjunto da União Desportiva do Songo, Luís Fumo, foi, na manhã desta sexta-feira, apresentado como novo seleccionador da equipa sénior feminina de futebol numa cerimónia realizada no Auditório Ferdinand Wilson, Sede da Federação da Moçambicana de Futebol (FMF).
Por Redacção LanceMZ
Desta forma, Fumo regressa ao combinado nacional Feminino depois de ter estado no comando da equipa entre Maio de 2022 e Dezembro de 2023.
“É com muita alegria que regresso a esta casa que bem conheço, para abraçar este desafio de evoluirmos ainda mais o futebol feminino aqui em Moçambique, para que seja encarado com um bocado mais de seriedade. É certo que nós sabemos que não será uma tarefa fácil, mas já estivemos cá no terreno há alguns anos, então isso também já ajuda na ideia do que nós temos que fazer para lutar pela evolução do futebol feminino aqui em Moçambique”, começou por dizer Luís Fumo.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
OBJECTOIVO É CHEGAR AO CAN
O novo seleccionador, garantiu que a principal meta passa por manter o nível competitivo e inovar com vista a ombrear com a qualificar para o Campeonato das Nações Africanas (CAN).
“Objectivo é sempre mantermos o nível e tentarmos subir um bocado mais. A selecção tem estado a fazer bons resultados a nível da região, por isso, primeiro temos que tentar conquistar e competir da melhor forma possível com as selecções mais fortes da região. E para isso temos que trabalhar primeiro, para depois pensarmos em ombrear com as selecções que têm se qualificado para o CAN que é no nosso próximo objectivo”, referiu Fumo.
Fumo, avançou ainda que o projecto é a longo prazo, reforçando a incluir novas jogadoras que emergem das camadas inferiores na equipa principal.
“Temos jogadoras que estão a despontar das selecções mais jovens, então vamos incluí-las na seleção sênior, para que elas tenham um tamanho internacional suficiente porque nós temos de trabalhar com um projecto, não devemos estar a olhar só para o imediato. Temos de pensar para o futuro, por isso que existe este projecto das selecções mais jovens das sub-15, sub-17 e sub-20, que é para alimentar a equipa sénior”, completou.
JOGOS INTER-PROVINCIAIS
Por seu turno, a presidente da Comissão do Futebol Feminino, Claudete Pereira, referiu que a FMF tem feito trabalhos com vista a alavancar a prática da modalidade, apostando nos jogos interprovinciais.
“Nós estamos a fazer um trabalho mesmo para o desenvolvimento do futebol feminino. É muito importante que todos saibam que a federação não está parada. Temos feito torneios interprovinciais, e com base nesses torneios é que também conseguimos fazer a selecção. Estamos a trabalhar e esperamos ter sucesso”, destacou Claudete Pereira.
A nova equipa técnica, encabeçada por Luís Fumo, conta ainda com Júlia Fumo como Adjunta, que também será responsável pela selecções sub-15 e 17, juntamente treinador de guarda-redes Sérgio Mujovo. (LANCEMZ)











