As equipas do Ferroviário de Maputo, em seniores femininos, e a do Costa do Sol, na categoria de seniores masculinos, conquistaram o Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo, ao superarem na tarde dee sábado, 26 de Abril, respectivamente a turma do Costa do Sol, por 68-60, e das Águias Especiais, por 107-63.
Por Redacção LanceMZ
O pavilhão da A Politécnica foi o palco que acolheu a finalíssima da segunda prova da época, com o jogo em femininos a ser o primeiro a ser disputado, perante uma plateia bem composta.
As canarinhas, até entraram a vencer no primeiro quarto por 22-12 mostrando sinais claros de pretensão de vitória colocando a equipa do Ferroviário em maus lençóis pois ainda não se tinha encontrado e os erros eram visíveis até porque mesmo nos aproveitamentos de lance livres os números eram magros. Já no segundo quarto, a intensidade do jogo foi aumentando, com as pupilas de Nasir “Nelito” Salé a voltarem ao jogo mais concentradas o que resultou na redução da desvantagem para 2 pontos, com Costa do S ainda em vantagem ao intervalo como resultado de 36-34. Na retoma da partida, o Ferroviário voltou mais agressivo com Ingivild Mucauro e Stefânia Chiziane a liderarem a equipa, igualando e até a passar para frente no marcador, mas o resultado continuou a favor da equipa comandada por Leonel “Mabê” Manhique que voltou a manter-se no comando do marcador no final do terceiro quarto por 57-53.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Mas, porque Nasir Salé está acostumado a vencer, as suas meninas deram a volta no resultado nos últimos minutos do jogo e o Ferroviário foi mais feliz, vencendo o jogo por 68-60, conquistando a competição.
COSTA DO SOL APLICA CHAPA-100
Já em masculinos, o Costa do Sol de Milagre Macome despachou a equipa da Águias Especiais pela famosa “chapa-100” numa partida completamente dominada pelos “canarinhos“ e que poucas chances deram ao adversário furar o seu garrafão recorrendo ao jogo exterior, tendo terminado o primeiro quarto por 28-16.
Já no segundo quarto as Águias Especiais deram um show de recuperação de bola nos ressaltos defensivos que se seguiram de lançamentos de três pontos assertivos, mas não o suficiente para vencer o segundo quarto que terminou com a vantagem dos “canarinhos“ com o marcador a assinalar 53-35.
No terceiro quarto, Stélio Rodrigues afinou a pontaria e deu um show de triplos que agitou as bancadas e alargou a vantagem da sua equipa (71-36) colocando o Costa do Sol já praticamente na rota do título, o que veio a se confirmar no último quarto mesmo tendo abrandado o seu jogo, superou os policiais por 107-63. (LANCEMZ)











