Um ano após a sua despromoção para a Divisão de Honra, precisamente na época 2023, o Ferroviário de Nacala está de volta à elite do futebol nacional após superar o Sporting de Nampula com um agregado de 4-0 no duplo confronto da Finalíssima da Zona Norte.
Com uma vantagem de três a zero (3-0) obtida na primeira mão, os “locomotivas” de Nacala deslocaram-se à capital do Norte para defrontar os “leões” de Nampula que precisavam fazer de tudo e mais um pouco para continuarem a alimentar a esperança de igualar uma eliminatória praticamente arrumada com o resultado do primeiro jogo.
Foi devido a essa necessidade de chegar ao golo que a equipa da casa entrou com as setas apontadas para o ataque, deixando poucos homens na sua defesa, facto que foi bem aproveitado pelos “nacalenses” que, em cima do minuto 42, se adiantaram no marcador e colocaram ponto final na decisão.
Com o desfecho da partida em Nacala, a província de Nampula contará com 3 representantes na próxima edição do Moçambola, nomeadamente o Ferroviário de Nampula, Desportivo de Nacala e o recém-promovido Ferroviário de Nacala. (LANCEMZ)