O Ferroviário de Maputo está a um passo de garantir o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, após derrotar o Maxaquene por 95-82 no Jogo 1 de atribuição do 3º e 4º lugar, na também designada Liga Mozal.
Por Redacção LanceMZ
No primeiro jogo do formato “melhor de 2”, a equipa dos “locomotivas” da capital entrou melhor, abrindo uma vantagem de 6 pontos no primeiro quarto, que terminou com parciais de 27-21.
Já no segundo quarto, os “tricolores” cresceram no jogo e reduziram a desvantagem para apenas 1 ponto, muito graças à excelente exibição de Joaquim Chuma, que anotou 18 pontos na primeira parte, levando o certame para o intervalo com o placar a marcar 43-42.
No reatamento, a superioridade da equipa orientada por João Mulungo tornou-se mais evidente. Nos dois últimos quartos, o Ferroviário de Maputo alargou gradualmente a vantagem, fechando a partida com o resultado final de 95-82.
Do lado do Ferroviário de Maputo, os destaques individuais foram Helton Tovela, que anotou 20 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências, e Francisco Macarringue, que também contribuiu com 20 pontos.
Com este resultado, o Maxaquene precisa vencer o Jogo 2, marcado para este sábado às 14h30, por uma diferença superior a 13 pontos para reverter a desvantagem e assegurar o terceiro lugar na competição.