Locomotiva de Maputo a todo gás na Liga Sasol
O Ferroviário de Maputo registou a sua segunda vitória na Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores femininos ao derrotar a A Politécnica por 86-50, no jogo de fundo da segunda jornada da Liga Sasol que decorre no Pavilhão do Maxaquene. As “locomotivas” não precisaram de pisar no acelerador para chegar a um triunfo por 36 pontos de diferença perante as politécnicas que estiveram abaixo das expectativas.
Por Redacção LanceMZ e José Zangado (Foto)
O Costa do Sol também segue invicto na Liga Sasol tem alcançado a sua segunda vitória na competição ao derrotar o Clube Municipal da Beira por 82-40, 42 pontos de diferença que espelham as diferenças entre as duas equipas.
Tanto o Ferroviário de Maputo quanto a A Politécnica vinham de vitórias assinaláveis na primeira jornada da Liga Sasol, diante da Lazio Maputo e Ferroviário de Nacala respectivamente. No embate entre duas equipas habituadas a defrontar-se nas provas ao nível da cidade de Maputo, foram as “locomotivas” a imporem o seu estatuto de campeãs nacionais e no final do primeiro quarto já venciam por 21-7, ainda que Nasir Salé tenha colocado em campo aquele que podemos considerar o seu segundo cinco a iniciar o jogo.
Ao intervalo o Ferroviário de Maputo já vencia por 56-15, tendo desacelerado no terceiro quarto que registou um parcial de 17-20 que colocava o resultado em 73-35 ao cabo de 36 minutos de jogo, enquanto que nos últimos doze minutos o parcial foi de 13-15, que permitiu o resultado final de 86-50.
No capítulo individual há a destacar a prestação de Anabela Cossa que terminou o jogo com 13 pontos, os mesmos de Cecília Henriques enquanto que Rosa Cossa contribuiu com 10 pontos e 9 ressaltos e do outro lado da A Politécnica realçar a prestação de Nélia Mundai que anotou 11 pontos e 7 ressaltos e Sarifa Fumo fez 8 pontos e ganhou 9 ressaltos.
COSTA DO SOL TAMBÉM IMPARÁVEL
As “canarinhas” ganharam em todos quartos, com a marcha do marcador a indicar 33-4, 48-14 e 65-24 nos três primeiros períodos da contenda em que a capitã Shelsea Rafael foi a cestinha do jogo com 20 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências, bem secundada por Vilma Covane que anotou 13 pontos e ganhou 6 ressaltos.
Por seu turno, o Maxaquene redimiu-se da derrota no jogo da primeira jornada frente ao Clube Municipal da Beira, pois as “tricolores” levaram de vencida a turma do Ferroviário de Nacala por 66-51, em mais uma tarde inspirada de Ineida Chelene que marcou 25 pontos, ganhou 9 ressaltos e fez 7 roubos de bola. Rachel Ngona, com 15 pontos, foi a mais inconformada na equipa das “locomotivas” da Maiaia.
Num jogo mais equilibrado da jornada, a Lazio Maputo derrotou o Ferroviário da Beira por 49-55, numa partida em que as “locomotivas” do Chiveve saíram em vantagem ao intervalo que registou o resultado de 33-21.
Na segunda parte, o treinador italiano Aldo Corno instigou as suas atletas para virarem o resultado o que acabou com uma bela exibição da senegalesa Fatou Pouye que anotou um duplo-duplo, 26 pontos e 10 ressaltos que conduziram a Lazio para uma vitória por seis pontos de diferença. (LANCEMZ)