O Ferroviário da Beira mantém-se invicto na 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol e na quarta jornada da prova derrotou o seu homónimo de Nampula por 88-52. Os campeões nacionais em título, Costa do Sol, tiveram que puxar dos seus galões para derrotar o Clube Municipal da Beira por 66-76, enquanto que no duelo entre equipas da capital do país o Ferroviário de Maputo derrotou o Maxaquene por 57-79.
Por Redacção LanceMZ
O Maxaquene e o Ferroviário de Maputo estiveram frente-a-frente para a quarta jornada da Liga Mozal, com cada uma das equipas a chegar a esta partida com uma derrota. Entraram melhor os “tricolores” com Ronaldo Geneto a acertar nos lançamentos triplos que deram uma vantagem de 13 pontos à equipa que jogava em casa que terminou o primeiro quarto com o resultado a indicar 22-9.
No segundo quarto, os “locomotivas” acordaram para o jogo graças as mexidas feitas pelo treinador João Mulungu, que lançou o base Edilson Tivane que deu outro alento ofensivo à equipa que fez um parcial de 10-23, colocando a partida empata ao intervalo a 32 pontos.
Depois do intervalo o treinador Horácio Martins quis fazer a rotação do seu banco de suplentes, apostas que acabou por ser fatal ao Maxaquene que decresceu na sua produção, enquanto que o Ferroviário via jogadores Claus Francisco (15 pontos e 12 ressaltos) a galvanizarem a equipa para uma vantagem de quatro pontos, com o final do terceiro quarto a chegar com o resultado de 50-54.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Nos derradeiros minutos, Helton Tovela (que foi o cestinha do jogo com 22 pontos) e Stélio Rodrigues (11 pontos) acertaram nos lançamentos triplos, fazendo com que a vitória do Ferroviário de Maputo por 22 pontos fosse inquestionável, com a partida a registar o resultado final 57-79.
FERROVIÁRIO DA BEIRA SEGUE INVICTO
Quatro jogos e igual número de vitórias é o balanço do Ferroviário da Beira nesta primeira etapa da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, pois os “locomotivas” do Chiveve voltaram a exibir a sua classe, desta feita diante da formação do homónima de Nampula que ainda tentou dar uma resposta no primeiro quarto que terminou com o resultado de 28-13, diferença pontual que cresceu para 20 no final dos primeiros 24 minutos de jogo, ou seja, o marcador assinalava 42-22 favorável à equipa de Sofala.
Comandados por Ismael Nurmamade (que anotou 23 pontos) e Ayade Munguambe que voltou a fazer um duplo-duplo (17 pontos e 12 ressaltos), o Ferroviário da Beira foi desfilando o seu favoritismo, terminando o terceiro quarto com o marcador a assinalar 65-39.
Do lado contrário, Gilberto sardinha que anotou um duplo-duplo (16 pontos e 10 ressaltos), ainda procurou reduzir as diferenças entre as duas formações “locomotivas”, mas o Ferroviário da Beira foi implacável ao conseguir triunfar por 36 pontos, com o placard a registar o resultado final de 88-52.
COSTA DO SOL RESISTE A PRESSÃO DO MUNICIPAL DA BEIRA
Depois do teste de fogo e que culminou com derrota para o Ferroviário da Beira, o campeão em título Costa do Sol enfrentou mais um adversário da província de Sofala, neste caso o Clube Municipal da Beira que entrou melhor no jogo e terminou o quarto inicial em vantagem, ou seja 18-15. Os três pontos ao seu favor, galvanizaram a equipa de José Delfino que continuo à frente do marcador com o contributo de Leonardo Mambero que anotou 23 pontos em toda partida, sendo que os “canarinhos” contaram pela primeira vez com o contributo do espanhol Álvaro Manso que fez 11 pontos e 7 ressaltos, porém viu a sua equipa a sair em desvantagem ao intervalo, com o resultado de 34-31.
Numa partida que esteve por nove vezes empatada, o Costa do Sol teve que puxar pela experiência de jogadores como Klaus Bunguele (15 pontos) passando para a liderança do marcador com o terceiro quarto a terminar com o resultado de 48-53. Daí para frente Danilo Cumbe, MVP da edição passada, apareceu no jogo culminando com 19 pontos marcados, fazendo com que a turma “canarinha” vencesse por 66-76.
Refira-se que depois de observar um dia de descanso nesta terça-feira, a prova retoma na quarta-feira, com novos horários sendo que às 11 Horas o Ferroviário de Nampula mede forças com o Clube Municipal da Beira, às 13:30 Horas o Costa do Sol defronta o Maxaquene e a jornada encerra com a partida Ferroviário de Maputo – New Vision de Pemba agendada para ter início pelas 16:00 Horas, com todos jogos a terem lugar no pavilhão do Maxaquene. (LANCEMZ)