desporto mocambicano

Liderança arrancada ao apagar das luzes e com Caldeirão do Chiveve a fervilhar

  • 495

Depois de 15 jornadas o Moçambola conhece um novo líder. Com o empate frente ao Ferroviário de Quelimane, a Associação Black Bulls deixou-se ultrapassar pelo Ferroviário da Beira no topo da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola. Os “locomotivas” do Chiveve arrancaram a liderança aos “touros” após vencerem o Costa do Sol por 2-1 ao apagar das luzes e com o Caldeirão a fervilhar. 


Por Atílio Huo


Em dia de festa pelos 116 anos da elevação da Beira a categoria de Cidade, os “locomotivas” do Chiveve receberam o Costa do Sol, em partida válida para décima quinta jornada do Moçambola 2023, em que a turma de Hélder Duarte sabia que só a vitória interessava para chegar ao topo da tabela classificativa em face do resultado que o líder havia registado na tarde anterior.

 

Perante uma equipa “canarinha” que não pretendia facilitar em nada, até porque está na perseguição dos lugares cimeiros do Moçambola, fora os donos da casa a chegarem ao primeiro golo que foi apontado aos 16 minutos na sequência de cruzamentos em que Maré apareceu a cabecear para o fundo das malhas defendidas por Víctor.

 

Ainda no decorrer do jogo, os forasteiros até tiveram a oportunidade de empatar a partida, através de grande penalidade, mas o guarda-redes locomotiva, Germano, foi mais eficaz, não permitindo que a sua baliza fosse violada, num castigo máximo cobrado pelo malawiano Mbulu.


Na segunda parte, o Ferroviário da Beira entrou como saiu da primeira etapa, com ambição de aumentar a vantagem, mas o Costa do Sol não baixou a cabeça, dando o peito às balas, com Horácio Gonçalves a incentivar os seus pupilos a chegar ao golo de empate.

 

E foi ao apagar das luzes e quando tudo indicava que já estava tudo visto que Ciganinho empata a partida para os forasteiros aos 90+7 minutos, naquele que seria um autêntico balde de água fria que gelava o Caldeirão do Chiveve que vibrava com a vantagem dos “locomotivas”.  

 

Mas desengane-se quem pensava que o jogo já estava terminado e com o resultado encontrado, pois o golo da vitória para os “locomotivas” apareceu um minuto depois, ou seja, aos 90+8 minutos, com Abass a enviar a bola para o fundo das redes de Victor que nada poderia fazer para evitar o triunfo dos “locomotivas” do Chiveve e ver o Caldeirão a voltar a fervilhar com este triunfo.

 

A vitória por 2-1 permite que o Ferroviário da Beira seja o novo líder com 29 pontos , mais dois do que a ABB, campeão de inverno, facto que relança a disputa pelo título no Moçambola 2023.

 

“TOUROS” EMPATAM COM “LOCOMOTIVAS” DE QUELIMANE E PERDEM LIDERANÇA

 

 

A Associação Black Bulls não foi além de um empate a zero na recepção ao Ferroviário de Quelimane, em jogo disputado na tarde de sábado, em Tchumene, na cidade da Matola. O até então líder do Campeonato Nacional de Futebol voltou a perder pontos, sendo que vinha de uma derrota por 2-1 diante do Ferroviário de Nacala, outra equipa aflita e que procura fugir dos lugares de despromoção.

 

A equipa “locomotiva” de Quelimane veio ao Campo Número 2 da ABB motivada, tendo em conta que na ronda anterior havia empatado a zero com o campeão em título, União Desportiva do Songo, naquela que era um dos sinais do crescimento que a equipa de Arnaldo Ouana vem registando na competição.

 

Apesar do seu aparente domínio, caracterizado por maior posse de bola e consequente criação de mais oportunidades para chegar ao golo, os atacantes dos “touros” não conseguiam enviar a bola para o fundo das redes da equipa que veio de Quelimane.

 

O guarda-redes Tumula foi uma verdadeira barreira intransponível, pois defendeu quase tudo que poderia ter resultado em golo e impediu que os “touros” voltassem a vencer na competição, numa partida que teve ao todo 115 minutos, que esgotaram sem que as duas equipas conseguissem balançar as redes. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .