desporto mocambicano

LanceMZ fez pré-Inspecção ao Estádio Nacional do Zimpeto: saiba o que constatamos!s

  • 836

Cerca de 24 horas antes da visita inspectiva a ser efectuada esta quarta-feira, 29 de Junho, por uma equipa enviada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), a equipa do LanceMZ fez a pré-inspecção do maior estádio construído no pós-independência em Moçambique.


Em Setembro de 2021 a Confederação Africana de Futebol ( CAF), interditou a realização de partidas internacionais no Estádio Nacional do Zimpeto, por não reunir condições.


Na inspecção realizada a 09 de Setembro se constatou o péssimo estado do relvado, sérios problemas de higiene nos sanitários públicos e a vedação vandalizada.

Volvidos 9 meses, o LanceMZ foi fazer a pré-Inspecção do maior estádio do país construído pós-independência. A nossa visita começou pelo exterior do recinto, onde constatamos a colocação da vedação que separa o local de acesso aos balneários dos jogadores e a zona de entrada dos espectadores.

Os cerca de 42 mil espectadores que terão que se fazer ao estádio já poderão ter um acesso controlado por meios electrónicos, visto que já foram instalados torniquetes nos principais portões de entrada para as bancadas do Zimpeto.

No interior do Estádio visitamos o balneário das equipas, com destoque para o dos Mambas que está completamente remodelado e engalanado com as cinco cores da bandeira nacional. Por outro lado, estão disponíveis os cacifos para que cada jogador coloque os seus pertences e encontre o seu equipamento de jogos.

Apesar de não ter merecido menção para melhorias, as bancadas do Zimpeto estão com todas cadeiras plásticas que ali foram instaladas e foi colocada uma barreira de separação entre a zona VIP dos demais sectores de acomodação dos espectadores.

A relva do Zimpeto que foi implantada em Dezembro último já está uniformizada e cresceu de acordo com as exigências internacionais, permitindo que na vésperas dos jogos seja cortada à medida do recomendado pela Federação Internacional de Futebol.

Por outro lado, a implantação da relva teve em conta o declive de dois graus para permitir o escoamento das águas das chuvas caso esta caia enquanto estiver a decorrer uma partida de futebol.


A iluminação do Zimpeto responde às necessidades Paraná realização de jogos no período nocturno, tendo uma iluminância horizontal mínima de 1200 Lux em todo-o-terreno de jogo, bem como está equipado com diferentes fontes de alimentação: a fonte principal e está disponível um gerador capaz de fornecer os valores de intensidade luminosa equivalentes instantaneamente e sem interrupção.

Por outro lado, pra garantir o acompanhamento da animação ao longo dos jogos, foi reposto o funcionamento das telas gigantes bem como do sistema sonoro do recinto.


Este é o resultado do investimento de cerca de 60 milhões de Meticais em curso para a melhoria do recinto. Ainda assim, pequenos acertos deverão continuar a ser feitos, porém as condições até aqui instaladas poderão levar a aprovação provisória do recinto para acolher o jogo diante da Zâmbia referente à primeira mão da primeira eliminatória de acesso ao CHAN, entre os dias 22,23 ou 24 de Julho, sendo que a melhoria possam continuar a ocorrer para que no mês de Setembro os Mambas recebam o Senegal de Sadio Mane em sua casa. (LANCEMZ)
Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .