desporto mocambicano

Jovem moçambicano Cezerilo Madeira sonha em ser treinador principal na Alemanha

  • 997

Cezerilo Madeira, é um jovem moçambicano de 29 anos que iniciou a carreira de treinador em 2021, ao serviço do DJK Pasing, equipa Sub-16 da Alemanha e partilha a ambição de ser treinador principal. O jovem técnico começou a experiência e dois meses depois foi desafiado a assumir a equipa no escalão de formação, sendo que quer continuar a apostar na sua capacitação para que um dia possa conduzir uma equipa profissional na Alemanha.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Natural da cidade de Chimoio, capital de Manica, Cezerilo começou como guarda-redes de Futsal, depois, mudou-se para o futebol onze onde jogou nos escalões de formação Sports Clube de Chimoio e mais tarde, integrou o histórico clube do Textáfrica de Chimoio ao serviço da equipa juvenil e treinando com a equipa júnior aos 15 anos.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

Depois de se destacar nos jogos escolares onde viria a ser eleito melhor jogador do torneio, aos 19 anos, teve uma bolsa de estudo para Portugal, onde também tentou a sorte como jogador profissional no Outurela, e as dificuldades em obter o passe da Federação Moçambicana de Futebol, impediram de treinar no Belenenses.

 

CARREIRA DE TREINADOR

 

Em entrevista exclusiva ao LANCEMZ, Cezerilo Madeira, conta que, para ingressar na carreira de técnico, fez a formação de licença C na Federação Alemã de Futebol e, actualmente, encontra-se a fazer a licença B.

 

" Sou treinador de futebol em Munique. É uma carreira que tem tido uma extensão rápida, sou treinador há dois anos, comecei há 2 anos como treinador adjunto e três meses depois recebi a oportunidade de assumir a equipa como treinador principal e tem sido uma óptima caminhada", disse Cezerilo .

 

Na mesma senda, conta das dificuldades que enfrentou no início.  "Não foi fácil ter a primeira oportunidade porque comecei do zero, tive a sorte abrir-me as portas e dar-me a possibilidade de treinador como adjunto, com a minha entrega e carisma, eles decidiram dar-me uma oportunidade".

 

SONHO DE SER TREINADOR SÉNIOR

 

"Meu objectivo é ser treinador profissional", partilhou. Contudo, garante que, para alcançar tal façanha, deve trilhar o seu caminho passo a passo de modo a alcançar o êxito, e, para alguém da sua idade, trabalhar numa equipa de escalão de formação, lhe dá margem para aprender.

 

"Meu objectivo, obviamente, é ser treinador profissional, só que, tenho que fazer isso sem queimar etapas, eu sou apologista de que é mais importante fazer bem o caminho e sem altas velocidades para não tropeçar, ou seja, alguém como eu, que comecei com 29 anos, num país muito distante de Moçambique, era muito difícil eles acreditarem nas minhas ideias, então, o facto de trabalhar numa camada jovem de formação, digamos que é mais fácil para eu transmitir a maneira como vejo o jogo, a maneira que penso o futebol e tenho que dizer que, até hoje, tem estado a funcionar muito bem, tanto que, quando começamos o campeonato em Agosto, o objectivo da equipa, era, mais uma vez, não descer de divisão, mas, no final, até à última jornada nós éramos os primeiros classificados para sermos os campeões de inverno”, referiu.

 

Cezerilo Madeira diz apostar na sua formação contínua para atingir patamares elevados. “Como treinador, fiz a Licença C na Alemanha, concretamente na Federação Alemã de Futebol, e agora, para fazer a Licença B eu precisava de seis meses de estágio a jogar numa certa Liga que é a BOE, já fiz três meses deste estágio, agora, na segunda volta da Liga, consigo terminar os outros três meses que me faltam porque só fazes o curso depois de ter completado o estágio, e, para mim, faltam somente três meses para terminar o estágio nesta Liga e depois faço a Licença B e assim sucessivamente”, disse o jovem treinador.

 

Para concluir, o jovem de 31 anos manifestou interesse em divulgar o seu trabalho em Moçambique e dar a conhecer o trabalho que tem estado a fazer na Alemanha.  “Gostaria de ajudar meu país, gostaria de divulgar o meu trabalho, dar a conhecer o trabalho que tenho estado a fazer na Alemanha e caso seja uma mais valia para o país, estarei disponível sempre para ajudar”, disse o jovem treinador radicado na Alemanha. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .