A judoca moçambicana Jacira Ferreira não foi além da primeira eliminatória do Campeonato do Mundo da modalidade que decorre em Doha, no Qatar, entre os dias 7 e 14 de Maio de 2023. Jacira Ferreira competiu na categoria de menos 52 quilogramas e foi derrotada pela alemã Mascha Ballhaus.
Por Redacção LanceMZ
No combate que teve a duração de 1:26 minutos, a moçambicana foi derrotada por Ippon, na táctica também denominada osaekomi waza, uma técnica de imobilização no chão. Segundo explicou o seu treinador Edson Madeira a derrota de Jacira Ferreira “deveu-se a uma distração quando a judoca estava no tapete e acabou por ser imobilizada pela alemã que demonstrou ser experiente”.
Jacira participou neste campeonato como a única moçambicana qualificada para o mesmo, tendo em conta que encontra-se na posição 70 do Ranking mundial o que lhe habilitou a tomar parte no mundial aberto para os melhores 100 judocas de cada categoria. Em Doha, Ferreira apenas ganhou quatro pontos pela participação no Mundial.
Agora Jacira Ferreira e quatro outros judocas, nomeadamente, Sheny Tsemane (-57 kg), Kevin Loforte (-66 Kg), Narciso Matos (-73 kg) e Ayrton Siquir (-73 Kg) poderão tomar parte numa prova internacional na Costa do Marfim, entre os dias 17 e 20 de Junho, dependo da disponibilidade financeira para o efeito. (LANCEMZ)










