Com uma grande exibição no segundo período, o Grupo Desportivo Iquebal, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Futsal após derrotar o Atlético de Moçambique por quatro a dois (4-2) numa final que teve lugar no Pavilhão Desportivo Gimno da UEM, neste Domingo, 17 de Dezembro.
Por Artur Manhique
O duelo teve uma primeira parte morna, com as duas turmas a optar por um jogo conservador e menos arriscado, a equipa do Iquebal foi a que teve mais bola. Entretanto, foi a turma do Atlético Moçambique que surpreendeu e fez o primeiro tento do encontro no fim da primeira etapa.
O reatamento do segundo período começou igual ao primeiro, com o campeão nacional a ir para cima mas sem ameaçar a baliza do Atlético.
Com a vantagem mínima no placar, o Atlético Moçambique bloqueou a entrada da sua baliza e apostando no contra-ataque. E foi numa dessas jogadas que aproveitou a subida do adversário para sair em velocidade e ampliar o marcador, estava feito o 2 a 0.
Quando já faltavam sete minutos para o fim, o GDI partiu para cima e, em quatro minutos, deu a cambalhota no resultado, 3 a 2 para o Grupo Desportivo Iquebal.
Obrigados a correr atrás do resultado, o Atlético colocou o quinto elemento no campo, e deixando a sua baliza vazia, e o Iquebal puniu, numa reposição rápida, fez o 4 a 2 e deu números finais ao jogo. Com o resultado, o Grupo Desportivo Iquebal conquista seu quarto título Nacional de Futsal e leva para casa um cheque de 200 mil meticais.
CRESCIMENTO DO FUTSAL
Durante a sua intervenção, o treinador do Atlético Moçambique, Kadir, deu os parabéns ao Iquebal pela conquista, e acusou o cansaço da sua equipa como um dos motivos da queda de rendimento nos últimos 10 minutos.
"Acredito que o cansaço veio de cima, os nossos atletas tentaram de tudo para alcançar um resultado diferente, mas, infelizmente, a equipa que cometeu menos erros, ganhou o jogo", frisou o técnico.
Junayd Ibrahim, técnico que conduziu o Iquebal ao seu quarto título do Nacional de Futsal, agradeceu a presença das 16 equipas de todo território nacional, que, para ele, é um sinal de crescimento do Futsal, "em primeiro lugar, parabéns a organização do evento, em segundo, agradecer a presença de todas 16 equipas, isso mostra sinais do crescimento da modalidade"
Quanto ao jogo, para Junayd Ibrahim, a sua equipa teve uma entrada positiva, e conseguiu parar as investidas do adversário, "entramos muito bem no jogo, controlamos e fomos em cima do adversário, mas eles aproveitaram jogar no nossa erro e marcaram numa jogada rápida", disse.
"Depois do 2 a 0, falei com os jogadores para ter calma, e graças a Deus conseguimos controlar e começamos a subir as linhas, conseguimos fazer um golo que levantou a moral da equipa, e depois veio o segundo e o terceiro, tínhamos estudando que o adversário ia usar sempre o quinto elemento, e aproveitamos, marcamos o quarto golo e matamos o jogo”, concluiu.
Para o jogador do GD Iquebal, Mário, o sentimento é de missão cumprida, "estamos desde Janeiro a trabalhar para isso, e chegar ao fim do ano e conseguir ser campeão nacional é a melhor situação possível, entramos um pouco receosos, mas conseguimos levantar a cabeça e alcançamos um bom resultado". (LANCEMZ)